O Centro de Políticas de Segurança Pública (CPSP), por meio da Seção de Programas e Ações Sociais, com apoio da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE), promoveram a Semana Pedagógica dos Programas Preventivos de Segurança Pública. O evento certificou 26 Coordenadores e Instrutores dos programas desenvolvidos no âmbito da PMDF e ocorreu no período de 2 a 6 de agosto de 2021, com o objetivo de atualizar e aprimorar técnicas pedagógicas dos policiais militares que atuam diretamente na coordenação e na execução das diversas atividades preventivas.
O evento tratou das implicações estruturais e psicossociais da pandemia na implementação de programas preventivos de segurança pública, produzindo reflexão diante dos desafios inerentes a retomadas das atividades, de forma consciente, segura, responsável, tendo o seu efetivo de instrutores policiais militares, devidamente imunizados, adotando e promovendo as meditas sanitárias de biossegurança contra a Covid-19.
O evento buscou instrumentalizar o efetivo com ferramentas metodológicas, análises técnicas e discussões pertinentes a práxis de cada programa, seus desafios, virtudes e boas práticas, contando com as informações e orientações de profissionais renomados da comunidade e instituições parceiras, o que torna possível à capacitação de crianças, jovens, veteranos, famílias e comunidade, promovendo, através da prevenção e educação, um estilo de vida seguro e saudável para à população.
Temas como saúde mental e emocional das crianças, impactos da pandemia na educação para o trânsito, importância da prevenção do consumo de álcool em época de pandemia, parâmetros e estratégia de prevenção às drogas dentre outros assuntos, foram abordados por profissionais especializados como médicos, psiquiatras, psicólogos e professores.
As ações preventivas devem ser planejadas e direcionadas ao desenvolvimento humano, ao incentivo da educação para a vida saudável e à qualidade de vida. Também devem fortalecer os mecanismos de proteção do indivíduo, ao acesso aos bens culturais, à prática de esportes, ao lazer e ao desenvolvimento da espiritualidade. Ressalta-se à promoção e manutenção de valores cívicos, morais, familiares e religiosos, com acesso ao conhecimento científico, integrando a participação da família, da escola e da sociedade na multiplicação de ações e políticas públicas institucionais. Tudo isso, com foco no fortalecimento de fatores de proteção e no arrefecimento de fatores de risco.]
Durante a cerimônia foi apresentado dados de 2019, antes da pandemia, quando os programas sociais desenvolvidos no âmbito da PMDF atenderam mais de 130 mil pessoas, em 17 unidades e por meio de programas de prevenção desenvolvidos no contexto da escola, como Proerd e o Guardião Ambiental. Nesse sentindo, a Major Isabela, Chefe do Centro de Políticas de Segurança Pública, destaca: “Estamos buscando recursos e viabilizando processos de regulação para garantir a consolidação dos programas, com vistas a possibilitar um atendimento mais amplo e com foco em ações que promovam bem-estar social e maior sensação de segurança para todos”
Participaram da cerimônia o Tenente-Coronel Marcelo Maciel da Silva, comandante do 21ºBPM, representando as Unidades de Polícia Militar que promovem programas de prevenção por meio de atividades esportivas, culturais e artísticas. Também a Chefe do Centro de Políticas de Segurança, Major Isabela, a Subchefe do Centro de Políticas de Segurança Pública, Capitã Rejane, o chefe da Seção de programas e Ações Sociais, Capitão Lincoln e a representante da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação – EAPE, Profª. Mariana Cassiano. Na coordenação da Semana Pedagógica do CPSP/SPAS 2021, estiveram à frente o Capitão Lincoln e os Sargentos R. Antônio e Gilmar.