Na tarde desta segunda-feira (06), foi realizada uma sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal em homenagem às mulheres que atuam nas forças de segurança do DF. Proposta pelo Deputado Distrital Roosevelt Vilela, a sessão contou com a presença de diversas representantes das corporações, como a Coronel Ana Paula Barros Habka, que representou a Polícia Militar do Distrito Federal, a Coronel Mônica, primeira mulher a se tornar comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, além de representantes do DETRAN-DF, PCDF e Polícia Penal – DF.

FAB03258.jpg

O Deputado Roosevelt Vilela justificou a homenagem destacando a importância do trabalho das mulheres na Segurança Pública e a necessidade de reconhecimento dessas profissionais, que representam 50% da população e que sempre sofreram muitos preconceitos. Segundo o parlamentar, as corporações têm evoluído e dado às mulheres o direito de exercerem suas funções de forma mais igualitária.

Durante a solenidade, a Coronel Ana Paula Barros Habka aproveitou para agradecer a homenagem e destacou a evolução da participação das mulheres na corporação, relatando que antigamente elas não chegavam a todos os postos e funções da PMDF. No entanto, com muita dedicação, estudo e treinamento, as mulheres conquistaram espaço tanto na área operacional quanto na administrativa, chegando a atingir o comando geral.

FAB03233.jpg

“Hoje me orgulho muito de ser mulher policial e também ver como a policial militar feminina se destaca durante todos esses anos. Esse ano nós vamos completar 40 anos da policial militar feminina na Corporação. São 40 anos de muita luta para demonstrar porque antes a mulher vinha para humanizar um pouco a cara da Corporação, veio um pouco com essa intenção e hoje não. Hoje além de humanizar e lutar em prol dos Direitos Humanos, nós exercemos nossas atividades que o policial militar exerce. Isso é motivo de muito orgulho. Parabéns a todas”, declarou a Coronel Ana Paula Barros Habka.

A governadora Celina Leão também esteve presente na sessão e utilizou a tribuna para homenagear as mulheres das forças de segurança do Distrito Federal, destacando a importância da presença feminina na composição das forças de segurança e afirmando que o país sempre será melhor com mulheres atuando nas corporações.

FAB03085.jpg

Fotos: Fabbri Pinho