Nesta terça-feira (28), em solenidade com as forças de segurança pública, a Governadora do Distrito Federal em exercício, Celina Leão, enviou proposta ao governo federal de recomposição salarial de 18% para os policiais do Distrito Federal.

O anúncio de envio de mensagem ao governo federal sobre o reajuste salarial ocorreu no Salão Branco do Palácio do Buriti.

O Distrito Federal remunera os servidores da segurança pública com os recursos do Fundo Constitucional, repassado pelo governo federal. Para que o aumento se torne realidade, depende da aprovação do Congresso Nacional e do Presidente da República e, se caso a proposta de recomposição salarial seja determinada, o reajuste também será concedido aos policiais da reserva remunerada e reformados.

O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, afirmou que o momento é oportuno e histórico no qual reestabelece a verdade e valorização de todas as corporações do Distrito Federal: “considero as forças policiais da capital, sem nenhum exagero, as melhores forças policiais do país. Os policiais merecem sim esta valorização e às opiniões contrarias, não refletem no trabalho realizado pelas corporações”, disse o secretário de segurança.

A governadora em exercício, Celina Leão, ao cumprimentar o comandante Geral da PMDF, coronel Klepter, afirmou ter muita honra da Polícia Militar do DF:  “sempre consegui enxergar a corporação como as pessoas que mais precisam a ver. Sabemos que é para essas pessoas que precisamos trabalhar por que a grande massa é o policial que dá a vida dele pela nossa ”, disse a governadora em exercício.

Durante o evento, Celina enfatizou também sobre a isenção do desconto do imposto de renda sobre o Serviço Voluntário Gratificado do policial militar. “No voluntário dos policiais é cobrado imposto, nós vamos mudar isso para que eles recebam o serviço de forma indenizatória e não ser descontado no contracheque do policial militar. ”

Além disso, ressaltou a possibilidade de acesso dos policiais militares ao Plano de Saúde do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal (Inas): “queremos equiparar o atendimento para todas as forças de segurança do DF. Iremos oferecer o melhor tratamento aos nossos policiais militares e condição de optarem por qualquer hospital previsto no rol do Inas” finalizou a governadora em exercício.

Estiveram presente na solenidade o comandante Geral da PMDF, coronel Klepter Rosa, deputados distritais, federais, secretários, dentre autoridades militares e civis.