Hoje é um dia especial para os integrantes da Turma Benjamin Constant, “o Sindicatão”, Aspirantes 95.

Há exatos 29 anos, adentraram ao pátio de formaturas da Academia de Polícia Militar de Brasília (Escola de líderes) os jovens cadetes que ingressavam na gloriosa PMDF, essa nobre unidade de ensino superior e responsável pela formação do atual Comandante-Geral. 

Para homenagear os oficiais aniversariantes de corporação, o Comandante-Geral, Coronel Vasconcelos, um dos integrantes do curso, falou sobre a gratidão e a oportunidade que está tendo de comandar homens e mulheres valorosos, dedicados, comprometidos e profissionais, verdadeiros  heróis que protegem a sociedade do Distrito Federal com seu trabalho.

“Obrigado à nossa instituição pela honra de estar á frente dos nossos policiais pela confiança e lealdade. Parabéns à nossa turma, Benjamin Constant”.

Confira um pouco da história narrada pela Turma Benjamin Constant:

No dia 1 de fevereiro de 1993, ingressavam na Gloriosa Polícia Militar do Distrito Federal, 106 cadetes entre homens e mulheres, com histórias de vida e características tão distintas, mas não menos importantes, e um mesmo sonho: Servir e Proteger a Sociedade Brasiliense, mesmo que com o sacrifício da própria vida.

Está foi à primeira turma do Curso de Formação de Oficiais composta por uma mescla de oriundos do meio civil (concurso externo) e por praças da PMDF que a época foram submetidos a concurso interno específico, a APMB ainda era nas atuais instalações do DSAP e DEC.

Benjamin Constant foi um dos articuladores da instituição da República no Brasil, tendo sido o primeiro Ministro da Guerra do governo republicano.

A declaração de Aspirantes a Oficial se deu em 5 de dezembro de 1995, Firmados no compromisso de colaborar para o cumprimento da Cadeia de Valor Institucional e do que a sociedade espera de nossa Corporação, os oficias da Turma Benjamin Constant permanecerão perseguindo todos os esforços para a busca da excelência na prestação de serviços e no cumprimento dos objetivos da Nossa Amada Polícia Militar, sob a égide de Deus. Sempre gratos aos militares que com honra ombrearam, tornando possíveis esses 29 anos coroados de conquistas e ideais alcançados.

A Polícia Militar do Distrito Federal é grata a estes policiais por tantos anos de dedicação e esforço contribuindo para segurança da população do Distrito Federal com honra e dedicação.