No dia 5 de abril, a PMGO realizou a primeira reunião do Comitê Setorial do Programa de Compliance Público em 2023, com o objetivo de discutir temas importantes relacionados ao programa. Durante o encontro, foram aprovados novos riscos na Matriz da PMGO e destacado o novo Plano Estratégico da instituição, além de informar sobre a qualificação de mais de 200 policiais em cursos do Programa e de gestão de contratos.
O Coronel Durvalino Câmara dos Santos Júnior, Chefe do Estado-Maior Estratégico, presidiu a reunião e ressaltou a importância do programa. O subchefe da PM/7 TC Vitor apresentou a Matriz de Riscos e as ações de controle para mitigar os problemas. Quatro novos riscos foram apresentados e aprovados pelo Comitê Setorial para inclusão na matriz.
Além disso, a locação de novas viaturas e a aquisição de um novo armamento foram destacadas como marcos institucionais, tendo em vista que todo o efetivo da PMGO recebeu o mesmo armamento, tornando-a a única polícia no Brasil a ter tal medida. Também foi mencionado o novo sistema para o mapeamento de processos da Instituição, considerado uma prática relevante para o Ranking de Compliance Público.
No entanto, durante a reunião, foi enfatizado que apesar de a instituição ter recebido o selo ouro na 4ª edição do Prêmio Goiás Mais Transparente, a transparência ainda precisa ser aprimorada. A PMGO também anunciou a realização de um novo curso de qualificação profissional para programadores, que será ministrado pelo SESI/SENAI para uma turma de 40 Policiais Militares.
Ao final da reunião, o Chefe do Estado-Maior encerrou o encontro agradecendo a todos pelo comprometimento com o Programa de Compliance Público.
Fonte: Sétima Seção de Estado-Maior Estratégico – PM/7.