O Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Estado de Goiás, comemorou, na última quarta-feira (03) o Dia Mundial da Educação Ambiental.
O Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Estado de Goiás tem como principais objetivos proteger o meio ambiente contra qualquer tipo de dano, por meio de ações diretas e indiretas.
O projeto GUARDIÃO AMBIENTAL MIRIM é uma forma exitosa escolhida pela Polícia Militar Ambiental para se destacar no quesito educação ambiental.
O projeto nasceu em 2014 e a primeira temporada teve as aulas e atividades ministradas em Aruanã-GO. Nesta primeira proposta, o projeto era intitulado “Guardiões da Natureza”.
Dois anos depois, a nomenclatura “Guardião Ambiental Mirim” (PGAM) foi adotada, pois o Comando da Polícia Militar do Estado de Goiás reconheceu a iniciativa como integrante do Plano Estratégico da Polícia Militar do Estado de Goiás Biênio 2016-2022.
O foco do projeto “Guardião Ambiental Mirim” é assistir crianças com idade entre 8 e 12 anos, cujas atividades terão 50 horas de carga horária.
Trinta e três turmas já foram formadas e concluíram o curso, o que corresponde a mais de mil crianças envolvidas.
Oito turmas estão em andamento neste primeiro semestre de 2020, com previsão de duzentos e oitenta e oito guardiões ambientais mirins. Para o segundo semestre a expectativa é maior e contará com dez turmas, que envolverá trezentos e vinte crianças.
Educação Ambiental é um importante tema que vem sendo cada vez mais discutido pela população e pelas autoridades. Atualmente, todos se preocupam com a necessidade de sobrevivência dos recursos naturais nos próximos anos.
As futuras gerações precisam ser educadas para a preservação e recriação das reservas naturais, bens de uso comum.
Esse projeto do CPA é um importante passo dado para trazer integração e envolvimento com um tema tão moderno é importante.
Nesta data que comemora o dia da educação ambiental, a instituição, através do CPA, ajuda a promover a discussão nas escolas brasileiras, bem como impulsionar a conscientização pública para a preservação ambiental.
O “Projeto Guardião Ambiental Mirim”, do Comando de Policiamento Ambiental tem como finalidade o incentivo à participação individual e coletiva do publico infantil, com idade entre 8 e 12 anos, na conservação e preservação do equilíbrio dos ecossistemas, principalmente o do Bioma Cerrado, que é o mais presente em nosso Estado.
As atividades desenvolvidas ainda têm o viés de proteger a qualidade ambiental como exercício da cidadania, por meio de aulas teóricas e práticas, palestras e exposições eco pedagógicas.
Vários são os métodos pedagógicos adotados pelas equipes. Fotos, textos, pesquisas, dados técnicas educacionais e oficinas são algumas das estratégias adotadas.
Há a previsão de distribuição de material didático impresso (manual do Guardião Ambiental Mirim. Materiais didático audiovisual (vídeos/fotos) são cotidianamente utilizados, ao lado das atividades lúdicas (teatro/música), dinâmicas educativas (cartazes/brincadeiras ecológicas) e aulas de campo, que exercitam o aprendizado na prática.
Uma das curiosidades é acerca da aceitação do público e a comunidade, em geral. O projeto é uma das iniciativas da PMGO mais aceitas por parte de todas as instituições de ensino no Estado de Goiás, inclusive chamando a atenção de outros estados da federação.
A comunidade, por sua vez, se envolve em todas as fases e até disputam vagas para as crianças. O objetivo do Comando de Policiamento Ambiental, juntamente com a Coordenação do Projeto é de atingir todos os municípios goianos com no mínimo, uma turma em cada.
Policia Militar de Goiás: Patrimônio dos Goianos!
Fonte: CPA