Um forte esquema de segurança montado pela PMMA garantiu a tranquilidade dos foliões no segundo dia do Carnaval do maranhão, no sábado (18), nos circuitos oficiais da folia na capital maranhense. A Operação Carnaval Seguro conta com um efetivo de aproximadamente 4 mil policiais militares e se estenderá até o último dia de carnaval.

O secretário de Segurança, coronel Silvio Leite; o comandante-geral da PMMA, coronel Emerson Bezerra; o subcomandante-geral, coronel Aritanã Lisboa; demais autoridades que integram o sistema de segurança do Estado vistoriaram o policiamento nos circuitos oficiais.

Nos circuitos da avenida Litorânea e Beira Mar, trios elétricos e bandas de atração musical nacional arrastaram milhares de pessoas. Em todo percurso da avenida, patrulhas foram distribuídas, viaturas e motocicletas foram colocadas em pontos estratégicos para garantir a segurança dos brincantes. Ao longo da avenida, destacaram-se as torres de observação que permitem uma melhor visão ao policial da área da festa.

No Palco Catraeiros, localizado no Centro Histórico, ao som e animação dos blocos e atrações musicais, as patrulhas e viaturas também fizeram a segurança dos foliões.

Quem foi assistir aos desfiles dos Blocos Tradicionais na Passarela do Samba, contou com forte esquema de segurança com policiamento distribuído nas arquibancadas e no entorno do local do desfile, como nos pontos de ônibus e estacionamentos.

O plano de ação da Polícia Militar conta com policiais dos Batalhões de áreas dos grandes comandos de policiamento de áreas da capital, além de grupamentos do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Rotam, Batalhão de Polícia de Choque, Batalhão de Motopatrulhamento Tático – BMT e Cavalaria.

Além das unidades que atuam no policiamento ostensivo, outra ferramenta importante é o serviço de monitoramento realizado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) que observa atentamente os movimentos e ações suspeitas em pontos estratégicos de São Luis, sendo possível o direcionamento imediato do atendimento policial.

O Centro Tático Aéreo (CTA) também reforçou o policiamento por meio das aeronaves que sobrevoaram as áreas dos circuitos.

Policiais do Batalhão de Policiamento Rodoviária (BPRv) realizaram barreiras em várias vias de trânsito com objetivo de proceder com a revista de veículos e busca pessoal nos condutores e passageiros, além de fiscalizar o cumprimento da lei seca.

Outra modalidade de policiamento que chamou a atenção dos brincantes, foi a abordagem dos policiais da Patrulha Maria da Penha que entregaram panfletos com informações voltadas para o combate ao assédio, importunação sexual e combate à violência contra a mulher, garantindo a segurança dos foliões.

Para o secretário de Segurança, a integração das forças de segurança resultarão em um dos carnavais mais tranquilos realizados no Maranhão “A integração das forças de segurança e a presença de um grande efetivo em todas as áreas, refletirão em uma das festas de carnaval mais tranquilas dos últimos anos”, finalizou.

O comandante geral, coronel Emerson Bezerra, destacou que o plano de operações do policiamento garante a segurança do folião desde o deslocamento de sua residência até o local da festa. “Nossas ações contemplam a segurança do folião desde o seu deslocamento da sua residência ao local da folia, Intensificamos o patrulhamento próximo aos pontos de ônibus e as abordagens”, disse.

O coronel ressaltou que o policiamento nos bairros não sofreu alteração, sendo mantidas as ações de rotina das respectivas unidades. Ele lembrou também que as ações de fiscalizações e patrulhamento nas entradas e saídas de São Luís foram intensificadas com guarnições no Terminal da Ponta Espera, barreira da Estiva e em toda zona rural de São Luís a fim de impedir que armas e drogas entrem ou saiam da cidade.

Para o funcionário público Rodney Acácio Soeiro, 52, morador do bairro da Cohab, a presença da PM proporcionou tranquilidade a todos que foram aos circuitos. “A presença dos policiais e viaturas em toda área deixou a festa ainda melhor e segura”, frisou.