Por: SECOM

 

O Centro Tático Aéreo (CTA), unidade aeropolicial integrante do Sistema de Segurança Pública do Maranhão, iniciará nesta quarta (26) a 14° Edição do Curso de Operações Aerotáticas (COA), cujo objetivo é formar Operadores Aerotáticos para compor as tripulações das aeronaves.

O COA possui um dos mais rígidos processos seletivos do Brasil para acesso a cursos operacionais na área de Segurança Pública. Nesta edição, que teve mais de 100 candidatos inscritos, apenas 44 profissionais foram aprovados em todas as fases. Dentre esses, 39 são maranhenses integrantes das policiais Militar (31), Civil (2) e do Corpo de Bombeiros (6); além de 5 alunos dos estados de Pernambuco (2), Piauí (2) e Amazonas (1). O processo seletivo para participação nesta edição do COA foi realizado em quatro fases, com exames médicos, teste de aptidão física, exame de aptidão específica e aptidão psicológica.

Habilitação

A 14ª edição do COA terá duração de cerca de três meses. Nas aulas interdisciplinares, os alunos aprenderão técnicas especiais de operação com aeronaves de asa rotativa (helicópteros) e asa fixa (aviões), nos padrões aplicados pelos profissionais que já estão em atividade na unidade.

Diferente das edições anteriores, desde o início das aulas os participantes terão acessos a conhecimentos teóricos e práticos, em contato com aeronave e operações helitransportadas, o que possibilitará melhor formação.

Além disso, a turma realizará operações reais no interior do Estado de erradicação de plantio de maconha (atividade que o Centro Tático Aéreo do Maranhão possui expertise, sendo reconhecido nacionalmente) e, ainda, simulados de operações de salvamento e resgate no Polo Turístico da Chapada das Mesas, em Carolina.

Ao final do curso, os participantes estarão aptos a compor tripulação de aeronaves em missões policiais e de defesa civil, bem como em toda a variedade de atividades realizadas nas ações de Segurança Pública pelo Centro Tático Aéreo.

O 14º Curso de Operações Aerotáticas será coordenado pelo Major Onildo Sampaio.

Mais sobre CTA

O CTA compõe as forças de segurança do Maranhão, sendo composta por policiais militares, civis e bombeiros militares.