A Operação “Volta às Aulas” é um projeto realizado pelo Batalhão Escolar, que consiste no policiamento nos arredores das escolas e adjacências, nos horários de entrada e saída de alunos, nos primeiros dias de retorno às aulas presenciais das escolas da rede pública da região metropolitana de São Luís-MA. A operação iniciou na manhã de hoje(14) e segue até o dia 18 de fevereiro.

Segundo a comandante do 1º Batalhão Escolar da Polícia Militar do Maranhão, capitã Bárbara Annyreh, esse policiamento possibilita uma segurança a mais para as escolas em várias regiões da cidade. O Batalhão Escolar, que faz parte do Comando de Segurança Comunitária da PMMA, vem realizando esse acompanhamento, com ações preventivas e educativas nas escolas.

O Batalhão Escolar exerce o policiamento comunitário escolar, que consiste no atendimento à comunidade escolar, pautada em ações preventivas, ostensivas e educacionais, valendo-se da estratégia organizacional da polícia comunitária, onde há um engajamento do policial especializado no cotidiano da comunidade escolar, partindo-se de uma relação, construída a longo prazo, de pertencimento do policial àquele ambiente e baseando-se na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver os problemas vivenciados nesse contexto, tais como a violência,o uso de substâncias entorpecentes, tráfico de drogas,bullyng, abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes nas escolas, entre outros.

O policiamento comunitário escolar foi instituído a partir do Grupo Especial de Apoio às Escolas (GEAPE), iniciado em 26 de maio de 1998, através de um convênio firmado entre a Polícia Militar do Maranhão e a Secretaria de Estado da Educação. No ano de 2018 foi sancionada a Lei n° 10.823, de 26 de março de 2018, que criou, na estrutura da Policia Militar do Maranhão, o 1° Batalhão Escolar (1° BEPM).