Neste sábado (12), a cabo PM Rayana Souza foi premiada na 17ª edição do Troféu Mirante 2021, na modalidade Basquete. A cerimônia foi realizada no estúdio da TV Mirante, em São Luís, com transmissão ao vivo. O troféu é considerado a maior premiação do esporte maranhense e foram contemplados atletas de 27 modalidades.
Em sua trajetória pelo esporte a Policial Militar é destaque internacional no basquete e acumula um vasto currículo de vitórias, como prêmios de destaque e cestinha em campeonatos regionais e brasileiros. Cabe destacar também, o título de campeã mundial militar de basquete feminino em 2015, na Liga de Basquete Feminino (LBF), torneio realizado na cidade de Angers, na França. Esse título mundial do Brasil foi garantido de forma invicta.
Rayana destacou-se logo cedo no esporte e ingressou na seleção maranhense de basquete ainda aos 14 anos. Atualmente a militar joga pelo Sampaio Basquete, como ala/armadora, onde foi campeã brasileira na Liga de Basquete Feminino (LBF), em 2019. Já em 2021, a atleta conquistou um título inédito para o Maranhão e para a Universidade Federal do Maranhão, onde formou-se em Psicologia e atualmente cursa Educação Física. Com a equipe da UFMA, a maranhense garantiu medalha de prata, 2º lugar nos Jogos Universitários Brasileiro 2021 (JUB’s).
O ano de 2021 foi marcado por grandes conquistas para a atleta o que refletiu na indicação ao Troféu Mirante. A militar colecionou mais títulos para a carreira, entre eles, campeã maranhense adulto e melhor jogadora do campeonato estadual; título do Campeonato Maranhense de Basquete 3×3, onde foi eleita uma das melhores jogadoras das finais; campeã da Copa São Luís de Basquete e campeã da Copa Sidalina, onde foi eleita a melhor jogadora das finais, estes últimos jogando pelo Sampaio Corrêa.
A cabo PM Rayana agradeceu a todos os policiais que torceram e votaram para a realização deste momento “melhor que ganhar um troféu, é saber que as pessoas torceram e vibraram por essa conquista, obrigada à família policial miliar, estou muito feliz e realizada”. Afirmou a militar.