A Polícia Militar (PMMA) realizou na tarde de quarta-feira (30), no pátio externo do Quartel do Comando Geral, no Calhau, a solenidade de promoção de oficiais e praças da Corporação. Foram promovidos 309 praças e 66 oficiais totalizando 375 policiais militares da capital e do interior.

As promoções para o oficialato observam critérios com parâmetros de justiça embasados na antiguidade e merecimento e para promoção de praças, critérios embasados na antiguidade, tempo de serviço e merecimento.

Foram promovidos policiais militares aos postos de 2º e 1º tenentes, capitão, majores, tenentes-coronéis e ao último posto do oficialato, coronel PM, também foram promovidas praças as graduações de subtenente, 1º 2º e 3º sargentos, bem como a graduação de cabo.

Coronel Luis Magno foi promovido ao último posto da hierarquia da PM

Na ocasião o tenente-coronel Luis Magno Lima da Silva foi promovido a coronel, último posto da hierarquia da PM. A promoção marca um dos grandes momentos na minha vida do militar, pois representa a tão esperada ascensão na carreira. “Todo oficial sonha em chegar ao último posto da Corporação. Agradeço imensamente a todos que contribuíram com este momento tão especial na vida, em especial a minha família que sempre me apoiou”, disse o oficial.

Para o sargento Hugo Leonardo, esse momento é de muita alegria e que devemos agradecer à Deus e compartilhar com nossos familiares e a sociedade. “A promoção é realização de um momento na vida do militar, e serve como estímulo para o policial no cumprimento do seu dever de servir e proteger a população”, disse o praça.

Sargento Hugo registrando o momento com os familiares

O coronel Pedro Ribeiro, comandante geral da PM, falou da importância da polícia militar no processo de manutenção da ordem pública, e como as promoções são importantes para motivar os policiais que tem desempenhado brilhantemente seu papel salvaguardando a sociedade maranhense. “São dignas promoções que marcam um novo momento da instituição devido a fluidez das promoções nas graduações e postos, fruto do trabalho do secretário de Estado de Segurança Pública e do governador do Estado”, disse. O comandante também enfatizou os investimentos na valorização do policial e capacitação que têm refletido na prestação do serviço. “Com a valorização, capacitação e treinamento, buscamos a prestação com excelência do serviço ao cidadão”, finalizou

O secretário de segurança pública, Jefferson Portela,  parabenizou todos os promovidos e seus familiares pela ascensão profissional destacando a importância do momento para a Instituição. “Esta vitória é um grande passo na vida, uma escalada, uma consolidação de vitórias que fortalece a Corporação, o Estado que ganham força no combate ao crime”, ressaltou.  O secretário destacou a preocupação do governador em atualizar as promoções, evitando o represamento da ascensão profissional. “Há muito tempo a Polícia Militar conviveu com um represamento histórico que prejudicou muitos policiais de serem promovidos”. O secretário finalizou desejando um feliz ano novo e ressaltou a integração das forças de segurança do Estado na luta contra a criminalidade.

Estiveram presentes também na solenidade do delegado Leonardo Diniz, secretário adjunto de Segurança Pública, o juiz de direto, Douglas Lima, o subcomandante geral da PMMA, coronel Nilson Ferreira, o Sub Chefe do Estado Maior Geral, coronel Luís Alfredo, além de coronéis do Alto Comando da Corporação, convidados e familiares dos promovidos.