A PMMA recebeu mais um grande investimento em equipamentos e armamentos que proporcionam vantagens táticas às forças policiais que atuam diretamente no combate ao crime.

Em solenidade que aconteceu na tarde de quinta-feira (23), no Quartel do Comando Geral da PM, em São Luis, foram entregues novos uniformes, traje para manipulação de explosivos, novos armamentos e acessórios às tropas especiais e especializadas da Polícia Militar do Maranhão.

O Secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, e o Comandante Geral da Policia Militar, participaram da entrega dos equipamentos. Também aconteceu a outorga aos policiais militares da Medalha de Mérito Operacional que é destinada a condecorar ações meritórias em que haja certo risco de vida e resulte em grande benefício para terceiros, sociedade, corporação e para o Estado, demonstrando grande desprendimento, interesse, coragem e espírito de sacrifício do policial militar. No total sessenta e seis militares foram agraciados em todo o Estado.

Durante a programação o capitão Nasser Bezerra, comandante da Companhia de Operações Especiais – COE, recebeu o brevê de Caveira de Ouro, após conclusão do Curso de Operações Especiais (Coesp), realizado no Batalhão de Operações Especiais – BOPE da PM do Pará.

O Coesp conhecido por formar os “caveiras”, é um curso tático militar que visa qualificar o operador de segurança pública para desenvolver o serviço com o mais alto grau de excelência, com ênfase aos treinamentos visando ações em áreas urbanas, rurais, aquáticas e aéreas, com alto grau de exigência física e psicológica.

Participaram do evento o subchefe do EMG da PM, coronel Nilson Ferreira, o juiz da comarca de Balsas, Douglas Lima, o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Aritanã Lisboa, o comandante de Missões Especiais – CME, coronel Antônio Sodré, além de comandantes das unidades especializadas e comandantes de unidades da capital.

O novo uniforme proporcionará ao operador maior segurança durante suas ações, permitindo aos mesmos se mimetizarem aos mais diversos terrenos que a geografia do nosso Estado apresenta. Serão utilizados por policiais do BOPE, Grupamento de Operações Especiais – GOE, da Rotam e Forças Táticas.

Também foram entregues pistolas Beretta,  no calibre 9 mm, que serão destinadas as tropas especiais, bem como novos capacetes balísticos.

Com investimento de recursos próprios e com parcerias institucionais, a exemplo da PMDF que doou material para manipulação de explosivos a PMMA ingressa num seleto grupo de instituições que podem fazer frente a situações extremas de criminalidade.

“Estamos avançando e obtendo excelentes resultados nas ações de combate ao crime. Uma Polícia mais equipada e valorizada pela sociedade”, pontuou o comandante geral da PM, coronel Pedro Ribeiro.

Ao entregar os novos fardamentos e equipamentos à PMMA, o secretário de Estado de Segurança afirmou que a corporação precisa estar bem armada e equipada para enfrentar o crime.  “Estamos vivendo uma nova era na segurança do Maranhão, é uma grande vitória ver nossa polícia precisa estar bem armada, bem preparada, bem equipada para fazer esse enfrentamento com o crime, especialmente o crime organizado”, frisou.