Por: Ascom – SSPMA

 

Enfatizado nas ações em prol da segurança pública, o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Emerson Bezerra e o Subcomandante da PM, Cel. Aritanã e demais comandados realizaram ações com a comunidade do bairro da Cohab. Na ênfase, visando solucionar a problemática envolvendo a segurança e o uso de entorpecentes no entorno da feira da Cohab. O apoio operacional contou com a participação do 20º BPM, Guarda Municipal e da Blitz Urbana. As ações aconteceram sob a anuência do Secretário de Segurança Pública, Cel. Silvio Leite, e do Secretário Municipal de Segurança com Cidadania, Delegado Marcos Afonso.

De acordo com o Comandante da PM, Cel. Emerson Bezerra, “Destacou-se ações para resolver os problemas de saúde pública, ocupação indevida e desregulada do espaço público na região, saneamento básico, ilumina ao pública e de Infraestrutura”. Anteriormente, aconteceram reuniões no 20° BPM, com diversos representantes de Órgãos do Estado e do município, visando debater o tema e planejar ações às quais resultam na solução dos problemas. Participaram das reuniões o Comandante do 20° BPM, Secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento; Superintendente da Blitz Urbana; Comandante da Guarda Municipal; Presidente do Instituto Municipal de Paisagem Urbana; Representante da Secretaria Municipal de Saúde; das Coordenações de Vigilância Sanitária e de Vigilância em Saúde Ambiental Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social e demais representantes.
Após encontros para debater o tema relacionado à problemas sistêmicos no Mercado Municipal da COHAB, fora planejada uma grande operação envolvendo as instituições citadas acima, sendo executada no dia 08/11/2022, a qual fora dividida em duas etapas:

1º etapa – 08h às 09h30:
Ações integradas entre o 20º BPM e a Guarda Municipal para identificação de usuários de drogas no local, com intuito de apreender entorpecentes comercializados no mercado municipal da COHAB e entorno, bem como prender infratores em flagrante por atos ilícitos.

Mais ações pela segurança pública

2º etapa – 9h30 às 11h30:

Ações integradas da Blitz Urbana, Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental e CAPS da Secretaria de Saúde com o apoio do 20º BPM e Guarda Municipal. Nestas ações foram apreendidos pela Blitz Urbana diversos materiais que estavam ocupando de maneira desregulada o espaço na área da feira e entorno, bem como realizada análise das condições sanitárias e ambientais por meio da Coordenação da Vigilância Sanitária e Ambiental e implementadas adequações para maior higiene e cuidados com os alimentos e demais utensílios vendidos na feira da COHAB. Também foram realizadas ações para identificação dos dependentes químicos que foram atendidos pelo CAPS, sendo oportunizadas informações que irão auxiliar na busca pelo tratamento destes usuários de drogas.