Na manhã de sexta-feira (3), aconteceu a inauguração oficial da Patrulha Maria da Penha, em Açailândia. O evento ocorreu no templo da Igreja Assembléia de Deus, e contou com a presença do secretário de segurança do Maranhão, Jefferson Portela, do comandante Geral da Polícia Militar, coronel Pedro Ribeiro, da comandante do Comando de Segurança Comunitária, coronel Maria Augusta de Andrade Ribeiro e o comandante do 26° BPM, major Sérgio Dutra Cutrim.
Estiveram presentes também durante a cerimônia o coronel Célio Roberto, comandante geral do Bombeiros Militar do Maranhão, o promotor de justiça, Guilherme Gouvêa, a procuradora geral de justiça, Raquel Chaves, o delegado regional de Açailândia, James dos Anjos, a promotora Sandra Fagundes, dentre outras autoridades civis e militares.
Durante o evento, a promotora Sandra, em seu discurso destacou a importância desse policiamento especializado, que segundo ela, vai além de prender o agressor. “A patrulha Maria da Penha tem um importante papel de acompanhamento da mulher vítima de violência doméstica. A Patrulha, por exemplo, precisa saber da vítima, se o agressor está cumprindo as determinações da Justiça, se ele tentou contato, se ele está respeitando as medidas protetivas, e após esse levantamento, a promotoria consegue analisar cada caso”, explicou Sandra.
O encerramento da solenidade foi realizada pelo secretário Jefferson Portela, que fez a entrega dos certificados aos formandos do curso da Patrulha Maria da Penha, realizado no final de agosto. Na ocasião, ele ainda parabenizou a todos os envolvidos, ressaltando a importância da mulher e o seu valor pra sociedade.
Em Açailândia, a sede da Patrulha Maria da Penha vai funcionar em prédio próprio, localizado no Bairro Jardim Aulídia, com um efetivo de dez policiais. Atualmente, o Maranhão é pioneiro em iniciativas de combate à violência doméstica e feminicídio no país.
A patrulha Maria da Penha é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública.
Se você sofre ou presenciou algum tipo de violência contra as mulheres, denuncie.
Contato Patrulha Maria da Penha Açailândia: (99)98537-6392