No mês de junho é realizado em todo o país a festividade junina em homenagem a São João, tradicionalmente no Nordeste e com destaque o Estado do Maranhão com os seus movimentos folclóricos peculiares.
As festividades juninas no Maranhão homenageiam, além de São João, Santo Antônio, São Pedro e São Marcal. Diante da diversidade cultural o nosso Estado tem se destacado no cenário nacionalmente e reconhecido por manter viva sua tradição, culto e rito folclórico, com destaque para o bumba-meu-boi, tambor de crioula, tambor de mina, cacuriá, quadrilhas juninas além de outras manifestações.
Ressalta-se, também, na capital a homenagem a São Marçal, que anualmente realizada na avenida do mesmo nome no bairro do João Paulo, desde as primeiras horas do dia 30 de junho, quando ocorre o encontro do bumba-meu-boi sotaque de matraca, onde há a concentração de numeroso público.
Os festejos são “juninos”. mas os arraiais continuarão durante todo o mês de junho e perdurarão até o último dia de julho, na capital e em várias cidades do interior maranhense com mais de 800 atrações que estão programadas e com previsão de cerca de 450 mil visitantes no período de festas.
Com o objetivo de manter a ordem pública e a segurança do cidadão maranhenses e aos turísticas, especificamente no período das festividades junina na capital e interior do estado que se estenderá por 60 dias, a PMMA executará a Operação São João Seguro, estruturada e executada na ilha de São Luís pelo CPM e no interior do Estado pelo CPI, com o aporte do CPE, CME, CSC, entre outras organizações policiais militares da Corporação.
Acesse o plano de operação abaixo