A 25ª Turma de aspirantes a oficial da Polícia Militar do Maranhão, formada por quarenta e quatro cadetes concludentes do Curso de Formação de Oficiais (CFO), comemorou o fim da formação acadêmica, em solenidade militar realizada no final da tarde de sexta-feira (21), no Quartel do Comando Geral (QCG) da corporação, no Calhau, em São Luís/MA.

Depois de quatro anos de curso, em uma jornada acadêmica que se estendia entra a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Academia Militar Gonçalves Dias (APMGD), os 44 cadetes concluíram o Curso de Formação de Oficiais e foram declarados Aspirantes a Oficial da Polícia Militar do Maranhão. A declaração ao “aspirantado” é o ato do Comando da Corporação que reconhece que os alunos do último ano do CFO encerraram todas as etapas de sua formação acadêmica e estão aptos a iniciar uma nova etapa em sua carreira profissional em direção ao oficialato. Nessa ocasião, os Aspirantes a Oficial juram se dedicar inteiramente ao serviço policial militar, a segurança da comunidade e a ordem pública, mesmo com risco da própria vida.

Estiveram presentes o Secretário de Segurança Pública, Coronel PM Silvio Leite, o Comandante-geral da PMMA, Coronel Emerson Bezerra, o Subcomandante Geral, Coronel Aritanã Lisboa, o Diretor de Ensino, Coronel Raimundo Freire, o Comandante da APMGD, Tenente-Coronel Everaldo Santos, professores da UEMA, representantes do Poder Judiciário, da Defensoria Pública, das Forças Armadas e do Corpo de Bombeiros, além de Coronéis do Alto Comando da PM, Comandantes de Unidades da Capital, Oficiais, Praças e familiares dos Aspirantes.

Como parte da programação aconteceu o descerramento da placa comemorativa à 25ª Turma e entrega de réplicas aos homenageados. Foram homenageados: Maria das Graças Mota e o Coronel Emerson Bezerra, esposa e filho do Coronel Geovane Bezerra (in memoriam), que levou o nome da Turma; os coronéis Nilson Marques e Anderson Maciel, escolhidos respectivamente, como Patrono e Paraninfo da Turma. Também receberam as homenagens os Coronéis Aritanã Lisboa e Raimundo Freire.

Na ocasião, os três primeiros colocados da Turma Coronel Geovane Bezerra: Aspirantes à Oficial Gustavo Cozzi, classificado em 1º lugar, Paulo Sila (2º) e João Lima (3º) foram homenageados. O Aspirante Cozzi foi agraciado com a Medalha Gonçalves Dias – Mérito Intelectual, em virtude de ter obtido o 1º lugar da Turma.

O secretário de Segurança, coronel PM Sílvio Leite enfatizou a qualificação profissional dos formandos. “Hoje, a sociedade maranhense recebe 44 novos Aspirantes PM altamente preparados, treinados e qualificados para prestar um serviço de qualidade a nossa população”, frisou.
O coronel Leite, enalteceu o pioneirismo da APMGD em formar seus Oficiais em parceria com UEMA. “Nem um outro estado formava seus Oficiais na Academia e em uma Universidade e o estado do Maranhão foi o primeiro, servindo de exemplo para dezenas de estados”, disse. O oficial finalizou sua fala agradecendo os familiares dos formandos pela confiança e apoio e que os aspirantes honrem o juramento que realizaram perante à sociedade e seus familiares.

O Comandante-geral da PM, Coronel Emerson Bezerra, em seu discurso destacou as qualidades que devem nortear o profissional da segurança pública. “Façam suas carreiras com retidão, amor, ética, respeito ao companheiro de farda e principalmente a sociedade”, disse. O Comandante-geral agradeceu emocionado as homenagens feitas aos seus familiares, em especial ao seu pai que leva o nome da Turma. O coronel finalizou parabenizando os formandos e desejando sucesso em toda a carreira policial militar.