A formatura militar do CNTP 2022 aconteceu na tarde deste sábado (14), em solenidade militar no Quartel da PM. O efetivo da Polícia Militar recebeu o reforço de 274 novos policiais que concluíram a última fase do curso de formação de soldados por meio do Curso de Nivelamento Técnico Profissional – CNTP 2022. Os novos soldados reforçarão a segurança pública na capital e cidades do interior do estado.

A formatura militar do CNTP 2022 aconteceu na tarde deste sábado (14), em solenidade militar no Quartel do Comando Geral da PMMA, no Calhau, em São Luis, e foi presidida pelo secretário de Estado chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, que representou o governador do Estado, Carlos Brandão.

Também estiveram presentes o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Sílvio Leite; o comandante geral da PMMA, coronel Emerson Bezerra; o subcomandante geral, coronel Aritanã Lisboa, além de secretários de estado, integrantes do judiciário, do poder executivo e municipal.

Os novos soldados formados serão empregados inicialmente durante dois meses no serviço extraordinário de São João acompanhado de policiais mais antigos, em seguida serão distribuídos para as unidades operacionais em todo o estado. O aumento do efetivo da PM é mais um grande investimento do governo do estado na área da Segurança Pública, o que tem refletido de forma positiva, colocando o Maranhão entre os Estados com os melhores resultados nos números de combate à violência e crimes.

A soldado Leianny Danielly, que concluiu o curso, e foi aluna destaque do CNTP – 2022, disse que foi uma grande vitória alcançada e ressaltou a grande responsabilidade de proteger o cidadão. “Chegar até aqui foi um sonho realizado, uma conquista marcada por luta, esperança e dedicação. É uma nova vida de responsabilidades e compromisso de proteger pessoas”, ressaltou a aluna.

De acordo com o comandante geral da PM, coronel Emerson Bezerra, “Aqui nasce uma carreira policial militar que tem que ser balizada na disciplina, hierarquia e na honestidade. Vocês receberam o conhecimento dos melhores professores e instrutores em diferentes áreas do conhecimento”, disse o comandante.

O secretário de Segurança Pública, coronel Silvio Leite, falou dos princípios que devem reger a vida do policial e das responsabilidades que o novo cargo impõe. “Vocês deverão seguir os melhores exemplos e sempre buscar o conhecimento. Estão preparados e comprometidos a servir à sociedade, mesmo com risco da própria vida”, frisou.

“Avançaremos mais ainda na segurança do Maranhão. Vocês estão de parabéns por chegarem até aqui e não tenho dúvidas que serão excelentes profissionais”, finalizou o secretário chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira.

Ao final os alunos desfilaram em continência às autoridades presentes.

 

Entenda a Formação dos novos soldados

A formação dos novos policiais militares aconteceu em duas fases na capital maranhense. Na primeira fase, foram apresentadas disciplinas teóricas voltadas para formação intelectual, humanitária e jurídica.

Na segunda fase, por meio do Curso de Nivelamento Técnico Profissional – CNTP, os novos soldados estudaram, durante quatro meses, disciplinas específicas da atividade fim da Polícia Militar, como abordagens, tiro policial, direito penal militar e aulas práticas em diversos ambientes simulando situações reais de ocorrência policiais.