A Operação Impacto foi desencadeada seguindo diretrizes da Secretaria de Segurança Pública e do Comando Geral da PMMA, e está sendo executada pelo Comando do Policiamento Metropolitano (CPM). A operação iniciou no dia 20 de setembro e se encerra hoje (9).
Os resultados da Operação Impacto resultam em queda significativa de assaltos em coletivos e o aumento da segurança da população maranhense. Os profissionais militares realizam barreiras nas avenidas, além de abordar coletivos.
Durante o dia, o policiamento é realizado nos centros comerciais da Rua Grande, Praça Deodoro, João Paulo, São Cristóvão, Cohab, Cohama, Cidade Operária, Maiobão, São Francisco, Guajajaras, João de Deus. Já durante a noite, o policiamento é executado com barreiras policiais nas principais avenidas de São Luís: Guajajaras, Franceses, Jerônimo de Albuquerque, Holandeses, Vitorino Freire e Portugueses.
Consequentemente, também acontece a Operação Comandos Integrados, executada pelo CPM, onde os Grupamentos Táticos Móveis (GTM) atuam nas áreas de bairros com maior incidência criminal. O GTM realiza incursões, abordagens, busca pessoal, no intuito de apreender armas, drogas e prender criminosos.
A Secretaria de Segurança Pública reafirma o compromisso de garantir a tranquilidade e segurança da população maranhense.