No início da manhã de segunda-feira (2), aconteceu a solenidade de encerramento da instrução operacional ministrada pela Força Nacional aos profissionais de segurança pública do Maranhão. O evento aconteceu no pátio no Quartel do Comando Geral da PMMA, no Calhau, em São Luís e foi presidido pelo secretário de segurança pública do estado, coronel PM Silvio Leite.

Estiveram presentes, o secretário adjunto de segurança pública, delegado Mauricio Martins, o comandante geral da Polícia Maranhão (PMMA), coronel Emerson Bezerra, o subcomandante geral da Corporação, coronel Aritanã do Rosário, o Subchefe do Estado Maior Geral, coronel Nilson Marques, o diretor do Centro Tático Aéreo (CTA), coronel Magno Lima, o diretor da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), coronel PMAC José Américo Gaia, além de coronéis do alto comando da PM, de delegados da Polícia Civil, oficiais do Corpo de Bombeiros e oficiais comandantes de unidades da capital.

Cerca de oitenta profissionais receberam de um total de 76 horas/aulas entre instruções teóricas e prática nas áreas de Atendimento Pré-Hospitalar, Tiro Policial e Instrumentos e Técnicas de Menor Potencial Ofensivo.

Além dos policiais militares, participaram do curso policiais civis, militares do Corpo de Bombeiros, integrantes da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), membros do Ministério Público e Tribunal de Justiça.

Após os treinamentos, os profissionais que integram os Órgãos de Segurança Pública do Estado estão  aptos a aplicar e multiplicar os conhecimentos adquiridos em suas atividades de rotina.

O comandante geral agradeceu a cooperação da Força Nacional que contribuiu com os conhecimentos e técnica repassados pelos instrutores e toda equipe envolvida. O comandante também destacou a importância do treinamento dos policiais militares. “Agradecemos à Força Nacional pelo aperfeiçoamento dos nossos policiais e sempre buscaremos esse estreitamento para que nossos policiais atinjam cada vez mais um grau elevado de conhecimento para ser aplicado em prol da segurança dos maranhenses”, enfatizou o coronel Emerson Bezerra.

Para o secretário de segurança, coronel Silvio Leite, o sistema de segurança tem buscado a integração, valorização e capacitação da tropa. “Estamos trabalhando com o único objetivo de reduzir os índices criminalidades e de prestar um excelente serviço à população. Os policiais concludentes deste treinamento também serão multiplicadores do importante conhecimento adquirido” , disse o secretário.