A Polícia Militar (PMMA) realizou nesta quinta-feira (23), às 17h, na Praça do Pantheon , Deodoro, no Centro de São Luís, a solenidade militar de  aniversário dos 186 anos da corporação. Na ocasião foram promovidas 670 praças nas graduações de cabo, 3º, 2º e 1º sargentos e subtenente. A solenidade foi presidida pelo governador em exercício, Paulo Velten.

Estiveram presentes no evento o secretário de segurança Pública, coronel PM Silvio Leite, o secretário do Gabinete Militar do Governador, coronel PM Aldrin Soares, o comandante geral da PMMA, coronel Emerson Bezerra, o subcomandante Geral da Corporação, coronel Aritanã Lisboa, coronéis do Alto Comando da PM, representantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, do poder judiciário, além de oficiais e praças da PM e convidados.

O secretário de segurança, coronel Silvio Leite, enfatizou a importância da promoção na vida do militar e discorreu sobre princípios essenciais que o militar deve buscar para o exercício da profissão. “Sei que não foi fácil chegar até aqui. Foram momentos de dedicação e abnegação. Além do conhecimento e da busca da empatia vocês deverão primar pelo respeito aos princípios norteadores alicerçados na legalidade, moralidade e respeito da dignidade humana”, frisou o secretário.

O comandante geral, coronel Emerson Bezerra, parabenizou os promovidos e reforçou as ações implementadas no seu comando de valorização do policial militar “Hoje é um dia de comemorar essa grande vitória ao lado de familiares, pois é uma grande conquista. Seguimos buscando melhorias de trabalho e valorização do nosso público interno. Já promovemos mudanças significativas que refletirão na qualidade de vida e auto estima do militar”, pontuou.

O comandante geral também falou dos resultados positivos no enfrentamento da criminalidade como a queda de homicídios. “Com apoio do governo do estado estamos colhendo frutos relevantes do trabalho da Policia Militar e sistema integrado de segurança. Conseguimos diminuir os números dos crimes violentos letais e intencionais (CVLI). Nestes últimos meses houve queda do número de homicídios’, isso é muito importante”, finalizou.

Para o militar promovido a 1⁰ sargento, Júlio da Silva, o momento representa uma grande conquista e mais responsabilidades. “É um momento que marca a vida do policial. Além da ascensão profissional  virão mais responsabilidades”, ressaltou o promovido.

“A promoção é um reconhecimento de um trabalho bem feito. Agradeço a todos que contribuíram e torceram para este momento acontecer”, disse o promovido a 3º sargento PM Jonas Pereira.

HOMENAGENS

Durante a solenidade, o governador em exercício, Paulo Velten, o secretário de segurança, Silvio Leite e coronéis Emerson Bezerra e Aritanã Lisboa, foram condecorados com as medalhas da Academia Maranhense de Ciências Letras e Artes – AMCLAM e da Associação Brasileira de Integrantes do Batalhão de Suez – do Rio Grande do Sul (Nações Unidas).

186 ANOS DE HISTÓRIA

Ao longo dos seus 186 anos, a PMMA, como cumpridora de suas missões constitucionais, tem se consolidado como um dos sustentáculos do Estado Democrático de Direito, inspirada no mais absoluto respeito à vida, a integridade física e a dignidade da pessoa humana.

No âmbito de suas missões, desenvolve a filosofia do policiamento comunitário em permanente integração com a sociedade, visando à preservação da ordem pública promovendo a proteção e o auxílio ao cidadão, à comunidade e ao patrimônio. A Polícia Militar do Maranhão está presente nos 217 municípios maranhenses. Atualmente, é comandada pelo Coronel QOPM Emerson Bezerra da Silva.

Durante todo o mês de junho o Comando da Corporação realiza uma vasta programação de cunho social, cultural e esportivo, alusivo aos 186 anos da Instituição, com destaques para a solenidade de promoção de praças, apresentação da banda de música e arraial no quartel do Comando Geral da Corporação.