Na manhã desta terça-feira (17/11), aconteceu a solenidade de entrega de braçais, a data foi escolhida em homenagem aos 183 anos da Brigada Militar que é comemorado amanhã 18 de novembro.

O evento foi realizado em local aberto, no Clube de Caça e Pesca de Pelotas, destinado aos militares do 5º Batalhão de Polícia de Choque.

No passado, os gladiadores começaram a utilizar os braçais como forma de escudo e para que pudesse ao invés de segurar apenas um armamento (lança), passaram a empunhar dois (espada e lança), com isso não precisando mais segurar escudos em uma das mãos.

Hoje os braçais são como uma identidade do militar o qual carrega consigo o nome da unidade onde serve e sendo motivo de orgulho por onde cumpre suas missões.

Na ocasião, o Batalhão homenageou personalidades civis e militares com a entrega do Braçal do 5° BPChq, pelos relevantes serviços prestados à Unidade. A homenagem foi entregue pelo comandante do 5º Batalhão de Polícia de Choque major Anderson, aos agraciados: Secretário Adjunto de Segurança Publica Coronel Frota, comandante do CRPO-Sul coronel Perachi, comandante do 1º Batalhão de Polícia de Choque tenente coronel Feoli e o senhor Diomar Eurich coordenador de base da empresa Protege.

Além da entrega de braçais, também foi entregue a medalha Mérito de Operações de Choque, que tem a finalidade de reconhecer os militares agraciados com ela, por contribuírem com as operações de choque da Brigada Militar.

Durante a solenidade, foi feita a entrega simbólica dos fuzis 556 T4 Taurus, que haviam sido entregues ao batalhão no dia 27/10 deste ano pelo Secretario Adjunto de Segurança Pública. O batalhão recebeu 100 fuzis e 271 coletes balísticos adquiridos com recurso via emenda federal e contrapartida do governo estadual.

A solenidade ainda contou com a presença dos coronéis da reserva, cel Rosa e cel Caldeira, os comandantes das unidades do CRPO Sul tenente coronel Amaral, tenente coronel Facin e major Castro, o comandante do Colégio Tiradentes de Pelotas major Augusto, comandante da 3ª Companhia Ambiental capitão Avelino, capitã Vanessa representando o chefe da Casa Militar, senhor Tiago Rommel presidente da Associação de Cabos e Soldados de Pelotas(ACSPM-JAR), o presidente do Consepro senhor Olindo Francisco, o senhor Luis Roberto Ávila representando a empresa Rubens Perleberg, senhor Muriel Campelo representando a empresa Biscoitos Zezé e o senhor Clair Coelho também representante da empresa Protege.

Durante a solenidade foram adotadas todas as medidas de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo novo Coronavírus (COVID-19), observando as normas do Sistema de Distanciamento Controlado estabelecidas pela legislação em vigor.

Fotos: Soldado Roger/ 4º BPM

Comunicação Social 5º BPChq/ Sd Kaíque

Edição e publicação Sd Taiara Cabreira