Na segunda-feira (15/3), teve início o Curso de Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) nas cidades de Cruz Alta e Santa Rosa.
Em Cruz Alta, a segunda edição do Curso de Formação de Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) estão sendo realizadas nas dependências da UNICRUZ e busca capacitar 38 policiais militares oriundos de diversos municípios pertencentes aos comandos CRPO/AJ, CRPO/Serra, CRPO Central, CRPO/VRS, CPM, CPC como instrutores Proerd e ainda conta com o emprego de três novos mentores, formados recentemente no Curso Nacional de Formação de Mentores do Proerd, realizado pelo Centro de Treinamento do RS.
No Polo de Ensino de Santa Rosa, participam policiais militares voluntários, selecionados mediante prova escrita, que passarão duas semanas em regime de dedicação exclusiva ao curso, desenvolvendo atividades pedagógicas, lúdicas e práticas. Participam ainda, policiais militares dos Estados do Rio de Janeiro e do Mato Grosso do Sul.
O Proerd é um programa de promoção à qualidade de vida, missão fundamental das polícias militares com ações de segurança pública. Desenvolvido com base na prevenção criminal para evitar a utilização de drogas lícitas e ilícitas, bem como o cometimento de atos de violência escolar e familiar, em especial. Baseado no programa norte-americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), que fundamenta os currículos em pesquisas científicas, foi implementado na Brigada Militar no ano de 1998, portanto, já são mais de duas décadas da iniciativa no RS.
Após formados instrutores, os policiais do Proerd deverão assumir turmas de alunos nas comunidades escolares, em suas localidades de trabalho, conforme planejamento de cada comando, orientando estudantes, nas redes escolares públicas e particulares do Rio Grande do Sul, além da atuação na prevenção geral no ambiente escolar.