Neste dia 10 de dezembro, data em que se comemora no mundo os Direitos Humanos, a Brigada Militar ressalta a importância e valor da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completa 72 anos. Reforça o seu compromisso diário de respeito ao próximo, pois é uma das instituições com vocação e dever de garantir e proteger todos os direitos à população.
A evolução histórica dos Direitos Humanos, em especial nestes anos de discussões e debates além-fronteiras, ampliou a visão e consciência de todos sobre o tema, sobre as responsabilidades e deveres que os direitos exigem. Os 30 direitos fundamentais exigem constantes adequações sociais e melhorias contínuas, todos os cidadãos e também instituições devem e estão aprimorando suas posturas e revisando suas ações. O mesmo acontece na Instituição, que a cada dia redefine conceitos, doutrinas e focos para melhor servir e proteger a sociedade, contribuindo para seu desenvolvimento.
Sejam em atividades administrativas ou operacionais, focados na modernização e na humanização, em momento algum, a Brigada Militar exime-se de buscar atender sua principal missão de proteger a sociedade, contribuindo para a qualidade de vida e o desenvolvimento da comunidade.
Promover direitos humanos é agregar valores de empatia, compreensão, tolerância, de não discriminação, em prol de uma cultura de paz e que exalte, acima de tudo, o respeito à dignidade da pessoa humana de forma ampla e irrestrita.
Esse segue sendo o compromisso da Brigada Militar, defendendo e lutando cada vez mais pelos Direitos Humanos de todos. Porque uma comunidade forte somente existe quando todos têm acesso aos mesmos benefícios.