Nesta sexta-feira, 21/05, policiais militares ambientais do 1º BABM de Pelotas e Rio Grande realizaram operação conjunta com o intuito de fiscalizar comércios de carne.

A operação integrada com a Secretaria de Saúde de Pelotas, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul e efetivo do 4º Batalhão de Polícia Militar.

Foram fiscalizados 03 comércios, 10 pessoas abordadas e 02 veículos de transporte. Em um dos pontos fiscalizados, foram apreendidos aproximadamente 30 (trinta) quilos de carne de frango e diversos medicamentos. Ressaltando se tratar somente de infração administrativa.

Durante a abordagem nos locais, foi constatado que os caminhões estavam entregando mercadorias aos mesmos, sem possuir licença para a atividade e com alvarás vencidos.

Diante dos fatos, foi efetuada uma notificação pelo órgão sanitário. Quanto ao material apreendido, as carnes foram encaminhadas para a FAROS e os medicamentos, ficaram à cargo da Secretaria de Saúde para destino específico.

Em Rio Grande, a operação se fez conjunta com o 6ºBPM e a Vigilância Sanitária, foi realizado fiscalização em um empreendimento, um açougue de grande movimento na região e, em inspeção, foram localizados 485 (quatrocentos e oitenta e cinto) quilos de carnes sem procedência. Caracterizando esses produtos como sendo impróprios para o consumo humano e os quais estavam, armazenados para venda.

O proprietário foi encaminhado para a Delegacia de Pronto Atendimento de Rio Grande onde foi efetuado o registro da ocorrência e a Vigilância Sanitária apreendeu e inutilizou a carga de carnes.