No final da tarde desta quarta-feira (13/1), foi realizada cerimônia de instalação da nova sede do Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) e 1º Batalhão Ambiental da BM (1°BABM) no Parque Náutico do Estado junto ao Lago Guaíba.
O assunto proteção ambiental não é um assunto novo na Brigada Militar. Ao menos desde 1920, o então Comandante-Geral da BM, Coronel Afonso Emílio Massot já designava guarnições para serviço de policiamento com a finalidade de evitar a destruição de matas, aves e abuso de arma de fogo, porém apenas em 1989 foi dado como oficial o trabalho de Polícia de Proteção Ambiental na Instituição. Desde então foram ocorrendo diversas mudanças e melhorias neste sentido para reorganizar está forma de trabalho. Com as reformulações, em 12 de maio de 2005 foi criado o CABM o qual vem desempenhando com excelência o trabalho de prevenção e fiscalização ambiental até os dias de hoje. Atualmente o CABM é estruturado em três batalhões: 1º BABM com sede em Xangri-lá; o 2ºBABM em Santa Maria e o 3ºBABM em Passo Fundo. Estes batalhões foram divididos em Companhias, Pelotões e Grupos de Polícia Ambiental com o objetivo de atender todos os municípios do RS onde a BM atua.
Quem também relembrou parte do histórico do CABM foi o Vice-Governador Ranolfo que salientou não ter dúvida da importância e relevância do serviço realizado pelo CABM e seus batalhões: “A nossa visão, o nosso trabalho na área ambiental é um trabalho que vai ter reflexo lá na frente, lá no futuro nas gerações que estão chegando e que irão chegar.”.
O Comandante-Geral da BM também destacou a importância do CABM e seus batalhões para a Corporação e meio ambiente assim como o esforço de seus oficiais e praças e dos apoiadores na recuperação estrutural do Parque Náutico do Estado: “a nova sede é fundamental para facilitar o trabalho do CABM e do 1° BABM, estão agora no ambiente ideal, junto ao Guaíba.”
O Comandante interino do CABM, Tenente-Coronel Luciano Moritz Bueno demonstrava felicidade pela nova instalação e agradecimento aos que contribuíram: “ a data de hoje ficará marcada de forma indelével na história do nosso Estado, pois solidifica o compromisso do poder público no trato com as questões relacionadas à proteção ambiental. Não há dúvidas que a proteção ambiental é a defesa intransigente da vida humana e do Estado Democrático e de Direito às gerações presentes e futuras.”.
A solenidade, que respeitou as medidas sanitárias para evitar a transmissão da Covid-19, contou com as presenças do Secretário de Segurança Pública e Vice-Governador do Rio Grande do Sul, Secretário de Estado o Delegado Ranolfo Vieira Júnior, representando o Prefeito de Porto Alegre, o Secretário de Segurança Pública Municipal e Ex-Comandante-Geral Coronel Mario Yukio Ikeda; Secretária do Trabalho e Assistência Social, Regina Maria Becker; o Secretário de Esporte e Lazer Francisco Xavier de Vargas; o Capitão dos Portos de Porto Alegre, Capitão de Mar e Guerra Átrio de Oliveira Luz; O Comandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Rodrigo Mohr Picon; Subchefe da Polícia Civil, Delegado Fábio Motta Lopes, o Subcomandante-Geral, Coronel Vanius Cesar Santarosa, a Chefe do Estado-Maior, Coronel Cristine Rasbold; o Comandante interino do CABM, Tenente-Coronel Luciano Moritz Bueno, vereadora de Porto Alegre, Tenente-Coronel Nádia Gerhard, demais autoridades militares e civis presentes no local.
Durante o evento foi realizado o descerramento da placa de instalação do CABM e 1ºBABM, além de ser realizada homenagem em forma de agradecimento às autoridades civis e militares, empresas e comunidade que não mediram esforços e contribuíram de maneira imprescindível para que a instalação da nova sede se tornasse realidade.
Comunicação Social/EMBM
Texto: Sd Adriely Escouto/PM5
Fotos: Sgt Everton Ubal e Sd Robson Alves/PM5