A Polícia Militar do Distrito Federal formou mais quatro turminhas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), nesta sexta-feira (31), na Escola Classe 01, em Planaltina/DF.
Durante três meses, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental participaram de dez encontros. Eles foram instruídos pelo segundo sargento Rodrigues e foram orientados a identificar situações de risco, saber lidar com a pressão dos colegas e com situações de tensão, além de desenvolver habilidades de comunicação assertiva e prevenção quanto à prática do bullying, entre outros ensinamentos.
A formatura contou com a presença de professores, servidores, pais, responsáveis e policiais militares.
O ponto alto do programa foi quando as crianças recebem a camisa do Proerd e prestam o juramento de resistir às drogas e situações de violência. Todos receberam um certificado de participação e foram à loucura quando o mascote do programa, Leão Daren, entrou para que todos cantassem a Canção do Proerd.
O Programa
O Proerd é desenvolvido desde 1998 e atualmente é coordenado pelo Centro de Polícias Públicas da PMDF. A proposta do programa é atuar nas escolas públicas e particulares do Distrito Federal, ensinando às crianças estratégias para se manterem seguras e longe de riscos. A metodologia utilizada está fundamentada na Teoria da Aprendizagem Socioemocional, que objetiva o desenvolvimento das habilidades necessárias para aprenderem a resistir à pressão dos colegas e como lidar com situações de tensão.
Informações do Site PMDF