Aprimorar a capacidade técnica dos policiais militares e valorizar o policiamento de proximidade. Estes são alguns dos principais objetivos do Curso de Capacitação promovido pelo Comando do 19º BPM (Copacabana) em parceria com a Federação de Jiu-Jitsu do Rio de Janeiro (FJJ-Rio). A cerimônia de formatura da primeira turma de 20 policiais será realizada às 16h30m desta quarta-feira (02/09), no auditório do quartel da unidade, com a presença do Mestre Robson Graice, presidente da FJJ-Rio e a maior personalidade das artes marciais no país.
Com uma carga horária de 18 horas e realizado durante três dias (sempre as segundas, terças e quartas-feiras), o curso de capacitação continuada é composto por uma grade curricular de sete instruções: defesa pessoal, legislação básica – excludentes de ilicitudes, uso seletivo da força, código de conduta em direitos humanos, técnicas menos letais, técnicas de abordagem e primeiros socorros.
– Todos os nossos policiais farão o curso, começando pelo efetivo que trabalha na areia. Esse grupo atua num modelo de policiamento que exige muita técnica de abordagem e de imobilização de alguém que tenha cometido crime – explica o comandante do 19º BPM, Tenente-Coronel Marcos Alexandre da Silva Balbino.
De acordo com o comandante do 19º BPM, esses policiais precisam também de capacitação especial na tomada de decisão em caso de perseguição, pois trabalham com poucos equipamentos de proteção individual em um cenário de grande concentração humana.
Além do efetivo do 19º BPM, participarão do curso os policiais militares inscritos nos programas de Segurança Presente da Zona Sul (Copacabana, Ipanema, Lagoa e Leblon). Também estão incluídos nessa capacitação os policiais que atuam na Marcha da Cidadania, projeto voltado para pessoa em situação de rua, desenvolvido pela área de assistência social do estado e do município com apoio da Polícia Militar.
– As instruções previstas no curso já fazem parte da formação dos policiais militares, mas é muito importante esse processo de reaprimoramento. Isso sem falar na oportunidade inédita de receber instruções de grandes ícones das artes marciais, que, voluntariamente, estão engajados nesse projeto – disse ainda o Tenente Coronel Marcos Balbino.
O comandante do 19º BPM refere-se a outros nomes de expressão das artes marciais que disponibilizaram parte de seu tempo, sem qualquer remuneração, para aprimorar o conhecimento dos policiais militares. Além de Robson Graice, hoje com 85 anos e em plena atividade, participam do curso como instrutores Ronaldo Santos, Nélson Pinto, José Carlos Araújo, Hilton Mascarenhas, Pandiá, entre outros.