A Polícia Militar deteve 123 pessoas e apreendeu mais de duas toneladas de drogas durante a ‘Operação 190 anos da PM’, deflagrada na quarta-feira (15), em comemoração ao aniversário da Instituição. A ação teve como finalidade garantir a continuidade da redução dos indicadores criminais, aumentando a presença ostensiva para melhorar a percepção de segurança das pessoas e combater o crime.
Os trabalhos contaram com a mobilização de mais de 10 mil militares, com o emprego de 4.406 mil viaturas, incluindo 11 helicópteros, distribuídos em 661 pontos. As equipes permaneceram em locais estratégicos, apontados pelo serviço de inteligência, para sufocar possíveis ações de criminosos.
Somado a isso, equipes dos Comandos de Policiamento de Trânsito (CPTran) e da Capital (CPC) ficaram empenhadas na megaoperação Cavalo de Aço. Quase 100 policiais e mais de 50 viaturas foram distribuídos em sete pontos de bloqueios, intensificando a fiscalização de motocicletas nas marginais dos Rios Tietê e Pinheiros.
Como resultado da operação, 93 pessoas foram presas, três adolescentes apreendidos e 27 procurados capturados. Além disso, mais de 8,5 mil veículos foram vistoriados, sendo 120 motoristas autuados por consumo de álcool, recusa ao teste do bafômetro e embriaguez ao volante. A PM também apreendeu 2.069,4 quilos de drogas e seis armas de fogo, bem como recuperou 20 veículos produtos de roubo ou furto.
A ação integrada dos batalhões territoriais e especializados contribui para a redução dos crimes de oportunidade, cometidos geralmente em locais e vias com fluxo de pessoas e automóveis. Mais do que ampliar o patrulhamento, a PM alia tecnologia e inteligência policial no combate à criminalidade e a proteção às pessoas.
#POLICIAMILITARSP
#AFORÇAPÚBLICADESÃOPAULO
COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP