Quinta-feira (5), o Comando de Policiamento de Trânsito, por meio do Primeiro Batalhão de Polícia de Trânsito, no escopo da Operação “São Paulo Mais Seguro” realizada em todo o Estado, desencadeou Operação “Cavalo de Aço” nas regiões Central, Sul, Sudoeste e Oeste da Capital, a fim de garantir a continuidade da redução dos indicadores de acidentalidade e mortalidade, sobretudo os acidentes envolvendo motociclistas, por meio do desenvolvimento de Operações de Fiscalização de Trânsito em vias principais de São Paulo.
 As Operações tiveram início às 06:30 e término às 12:30 horas, totalizando 05 (cinco) pontos de Fiscalização. Em virtude do tempo chuvoso, a estratégia adotada foi a de realização do “Pinçamento” de motocicletas, aproveitando-se do tempo semafórico, em locais cobertos, de modo a preservar a segurança tanto dos condutores vistoriados quanto dos Policiais Militares. 
Foram realizado 5 (cinco) bloqueios simultâneos nas principais vias da Região de São Paulo, com a proposta de conscientizar e chamar a atenção dos condutores e da sociedade para o alto índice de mortes no trânsito. Operação “São Paulo mais Seguro”, que ocorreu em todo no Estado de São Paulo, com o emprego de 100% do efetivo operacional de serviço e desempenhado,
A despeito das motocicletas representarem apenas 14% da frota de veículos registrados na cidade de São Paulo, os motociclistas representam o maior percentual de vítimas. Segundo os dados do INFOSIGA (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), apenas no período de janeiro a setembro deste ano foram registradas 456 (quatrocentos e cinquenta e seis) vítimas fatais em acidentes de trânsito na vias municipais, sendo que 199 (cento e noventa e nove) são motociclistas ou garupas.
Como resultado, foram fiscalizados 1088 (mil e oitenta e oito) motociclistas, sendo apreendidas e encaminhadas aos Pátios do DETRAN/SP, 272 (duzentas e setenta e duas) motocicletas. Cabe salientar que 78 % das motocicletas apresentavam problemas de mau estado de segurança (pneus lisos) e 22 % dos motociclistas com problemas de Habilitação (em especial não possuir e suspensas) motivos estes que potencializam os riscos de acidentes. Além disso, um total de 823 Autuações de Infração de Trânsito foram elaboradas.
#POLICIAMILITARSP
#AFORÇAPÚBLICADESÃOPAULO
COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP