Hoje comemora-se o Dia do Policial Militar, guardião da sociedade. A data comemorativa foi instituída em 1946, mediante o Decreto-lei nº 9.208, que considerou os patrióticos serviços prestados à segurança pública pelo Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
As ações do Alferes Tiradentes, cujo posto militar corresponderia atualmente ao de 2º Tenente, até mesmo anteriores aos fatos históricos que levaram à declaração de independência do Brasil, foram cuidadosamente consideradas para a decretação do patrono das polícias militares, pois como soldado da Lei e da Ordem, as suas ações deveriam constituir um paradigma para os que hoje exercem funções de defesa da segurança pública.
E seguindo o exemplo das ações patrióticas dos guardiões da sociedade, o primeiro policial militar a tornar-se presidente do Brasil, o coronel da Polícia Militar de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek, fundou, em 21 de abril de 1960, a nova capital do país, Brasília, a Capital da Esperança.
Neste glorioso 21 de abril, a PMDF parabeniza todos os policiais militares, orgulhosos herdeiros do legado do Patrono Tiradentes, valentes guerreiros da paz e segurança, e parabeniza a sociedade brasiliense pelos 60 anos da nossa Capital de todos os Brasileiros.