- PUBLICIDADE -

Polícia: uma identidade em discussão

Interessantíssimo o artigo: Polícia: uma identidade em discussão dos tenentes (e companheiros de curso de especialização) Thiago Gomes Nascimento e Daniela Alcântara Nascimento, publicado na última revista Polícia em Foco, pág. 12.
Os autores discorrem sobre a identidade policial, ou a falta dela, devido a ausência de políticas públicas e de investimentos na área de segurança pública ao longo do tempo. Enfatizam “o risco de se deixar de lado o policial enquanto indivíduo” e a necessidade de olhar para esses atores. Reforçam a idéia de se conhecer o habitus, conforme os ensinamentos de Bourdieu, e como podemos refletir sobre o conceito de habitus, o processo de socialização e construção das identidades individuais.
Particularmente, gostei da afirmação de que “a identidade se afirma à medida que o indivíduo se percebe como ator, lugar e fonte das ações e obras. Ela se institui como valor, sendo no reconhecimento pelo outro que o sujeito se desenvolve.”
Em resumo eles afirmam que ao se conhecer enquanto indivíduo o policial pode se tornar um melhor profissional e quem sabe chegar a ser o agente de mudança que propomos nesse espaço.
Quando sabemos quem somos não temos limites!
Parabéns pelo trabalho, meus amigos!
Excelente essa edição da revista. Em breve comentarei o artigo do Major Leonardo Sant´Anna: Policiais e o uso regressivo da força! Regressivo? – Muito bom também.

Aderivaldo Cardoso
Aderivaldo Cardosohttps://policiamentointeligente.com
Especialista em segurança pública e cidadania, pós graduado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
Notícia anteriorÉ hora da limpeza!
Próximo notíciaA vergonha do soldado!
- PUBLICIDADE -

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -