- PUBLICIDADE -

Quanto custa um deputado distrital?

Há mais de dezessete anos acompanho os bastidores da política de Brasília, mas nas últimas semanas descobri que sei muito pouco sobre o tema!
Os integrantes da Polícia Militar do DF iniciaram a construção de um projeto para a escolha de seus representantes ao pleito eleitoral desse  e dos próximos anos,  por meio de um plebiscito interno.
Como já afirmei aqui, coloquei meu nome à disposição da Corporação, após vários pedidos para que eu o fizesse, como uma forma de elevar o debate, além de funcionar como “um embaixador das prévias”, não sei se posso ajudar, mas aceitei a missão!
A partir desse feito iniciei uma pesquisa sobre o que é preciso para ser um candidato a DEPUTADO DISTRITAL e tenho aprendido muito sobre o quanto custa um campanha para deputado!
Tenho aprendido que a função de DEPUTADO DISTRITAL é extremamente limitada para atender os anseios de nossa categoria e que a maioria das propostas dos candidatos são infundadas e sem condições de serem aprovadas, pois em sua maioria fogem da competência da esfera local, por isso, convidei alguns amigos para montarmos uma comissão, em sua maioria advogados, para definirmos o papel do DEPUTADO DISTRITAL e quais projetos na área de SEGURANÇA PÚBLICA  poderiam ser de competência de um DEPUTADO DISTRITAL!
Sobre a campanha descobri que a maioria mente sobre os valores gastos e que um DEPUTADO DISTRITAL não sai por menos de TREZENTOS MIL REAIS. Isso para uma categoria como a nossa. Onde já sabemos com quem contar e onde buscar os votos! Nos outros casos, não sai POR MENOS DE UM MILHÃO DE REAIS!
O cálculo é simples:
1) Se eu tiver 300 mil e dividí-lo por dois (dentro de minha estratégia) ficarei com 150 mil para um primeiro momento e 150 mil para um segundo;
2) 150 mil seriam gastos nos primeiros dois meses, o que daria EXATAMENTE DOIS MIL E QUINHENTOS REAIS POR DIA, para gastos com pessoal, transporte, gasolina, alimentação, comitê, adesivos, panfletos e sua distribuição…
3) Em um segundo momento gastaria no último mês a outra metade, o que daria CINCO MIL REAIS POR DIA. Esse é o momento mais importante da campanha é quando devemos dar o maior gás…
Analisando esses números e as campanhas de certos candidatos, você acredita que eles estão gastando MENOS CINCO MIL REAIS POR DIA?
Fazendo essa análise vi o quanto sai cara uma campanha, sendo assim, nessas prévias SOMENTE SAIREI CANDIDATO EFETIVAMENTE A DEPUTADO DISTRITAL, SE EU TIVER MAIS DE MIL VOTOS NAS PRÉVIAS, pois menos que isso não me LEGITIMA para tal responsabilidade, IRIA SER APENAS UM GASTO DESNECESSÁRIO!
Por que mil votos?
Ao criar esse blog tive uma visão de multiplicação que está dando certo. O OBJETIVO AQUI É ME TORNAR O MAIOR MULTIPLICADOR DA FILOSOFIA DE POLICIAMENTO COMUNITÁRIO. Cada leitor é um multiplicador do Blog. Ela funciona da seguinte forma:
1) Líder de UM = Líder de mim mesmo;
2) Líder de DEZ = 10 X 10= 100
3) Líder de CEM = 100 X 10 = 1.000
4) Líder de MIL = 1000 X 10 = 10.000
5) Líder de DEZ MIL = 10.000 X 10 = 100.000
6) Líder de CEM MIL = 100.000X10 = 1.000.000
Infelizmente hoje ainda não atingi a liderança pretendida de 1.000 Líderes, que podem se multiplicar por 10 (dez) e atingir os 10.000 (dez mil) LEITORES DIÁRIOS.  Hoje tenho uma média de 600 leitores, MAS CHEGAREI LÁ!
Se levarmos essa visão para a QUESTÃO POLÍTICA, poderíamos fazer a mesma coisa. Cada voto nas prévias seriam multiplicados por DEZ, sendo assim, se eu tiver MIL VOTOS poderei articular para multiplicá-los, chegando a aproximadamente  DEZ MIL votos, O NÚMERO NECESSÁRIO PARA SE PENSAR EM UM  MANDATO DE DISTRITAL!
Menos que isso é gastar energia e dinheiro atoa!
Sem falar que já temos candidatos gastando esse valor somente nas prévias. Assim, fica difícil competir. Alguns questionamentos devemos nos fazer. Sendo as grandes perguntas:
QUEM PAGARÁ ESSA CONTA?
DE QUEM SE TORNARÃO ESCRAVOS?
QUE INTERESSES TERÃO QUE DEFENDER?
QUEM SÃO SEUS FINANCIADORES E QUAIS SÃO SEUS INTERESSES?

Aderivaldo Cardoso
Aderivaldo Cardosohttps://policiamentointeligente.com
Especialista em segurança pública e cidadania, pós graduado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
- PUBLICIDADE -

COMENTÁRIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -