Secretário de Educação fala ao Blog Policiamento Inteligente sobre a Gestão Compartilhada nas Escolas

O Secretário de Educação Rafael Parente recebeu, na manhã desta terça-feira (30), jornalistas e blogueiros para uma coletiva de imprensa descontraída e informal, Rafael respondeu perguntas e falou sobre seus desafios na Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Ao ser perguntado pelo Blog Policiamento Inteligente sobre o desafio de implementar 40 (quarenta) escolas de gestão compartilhada, projeto semelhante a implementação de 300 (trezentos) Postos Comunitários de Segurança que falhou especialmente por falta de efetivo, e que necessita de pelo menos mil policiais, número equivalente a aproximadamente 10 (dez) Batalhões semelhantes aos da Cidade Estrutural, já que as escolas contam com uma média de 25 (vinte) policiais militares por escola, ele respondeu que:

“A ideia é criar gratificações para que os profissionais da reserva, com a qualificação necessária, possam retornar para atuar nas escolas.”

“Pela nossa realidade, a questão da formação, do efetivo, do orçamento, quando a gente entra com 15 a 20 profissionais em cada escola o custo é bastante alto. E outra questão que a gente tem é: ‘é o melhor custo benefício para as escolas?”, questionou Parente.

Segundo ele, com tais gratificações e o retorno do pessoal da reserva, o problema de efetivo para dar prosseguimento a Gestão Compartilhada estará resolvido. Além disso, deixou claro que além da Gestão compartilhada com a segurança pública deveremos ter ainda Gestão compartilhada com a Cultura, a Educação e outros órgãos governamentais. Para Parente, os cidadãos precisam entender que não se deve ter um único modelo de escola.

“Porque as pessoas são diferentes, as pessoas têm personalidades diferentes, tem gostos diferentes, aprendem de forma diferente e, por isso, a gente precisa ter estilos de escolas diferentes”, concluiu o secretário.

Durante a coletiva, o secretário fez questão de lembrar que o atual governo está trabalhando com o orçamento planejado pela gestão passada e afirmou que isso limita possíveis manobras. Garantiu, porém, que a melhoria do ensino e a ampliação de vagas em creches são seus objetivos. Ensino de excelência e inovação é o que busca sua gestão.

Outro ponto levantado pelo Blog Policiamento Inteligente durante a entrevista, foi a questão dos uniformes das escolas com gestão compartilhada de segurança. Afinal, os alunos estão ansiosos para receber os novos uniformes.

O secretário informou que queria entregá-los em março ou abril. Mas a Secretaria de Segurança preferiu montar uma Comissão para fazer primeiro um desenho, juntamente com o regulamento de uniformes dos alunos, que foi entregue no começo de junho.

“Então, provavelmente, em agosto, a gente vai ter os uniformes para entregar para as escolas, mas, assim como esses uniformes, os outros uniformes eu também não posso assegurar a data que a gente vai conseguir entregar.” Acrescentou ele.

De acordo com Parente, não houve condições de realizar a licitação e ter feito a entrega durante o mês de julho.

“Licitação a gente sabe que várias delas têm problemas. Várias vezes os próprios órgãos de controle criam situações, suspendem e tal. Então, eu não tenho como falar, tal dia será entregue o uniforme da gestão compartilhada ou os uniformes das escolas”.

Da redação/PICS