A vacinação contra a gripe foi oferecida nas dependências da PRF através de parceria com Secretarias Municipais das localidades. Essa é mais uma medida adotada, seguindo as orientações das autoridades de saúde, de combate à pandemia do novo coronavírus, por permitir maior eficiência na identificação de quadro suspeito da COVID-19, uma vez que há semelhança em alguns sintomas das duas doenças.

A principal estratégia de combate à pandemia é a prevenção, ciente disto, a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal na Bahia (SPRF/BA), por meio da Seção de Gestão de Pessoas e Chefes de Delegacias, realizou parceiras com as Secretaria Municipais de Saúde locais, para promover a imunização dos policiais rodoviários federais, servidores administrativos e colaboradores que atuam no órgão, que se inserem no grupo prioritário para a segunda fase da campanha nacional de vacinação.

Na sede da Regional em Salvador (BA), serão dois dias de vacinação contra o H1N1. Na manhã de hoje (29) e amanhã (30), a previsão é imunizar 150 servidores e colaboradores.

A meta é imunizar todos os servidores e colaboradores que atuam no órgão, que por prestarem atividades na área de segurança pública, estão inseridos no grupo prioritário desta segunda fase da campanha nacional da vacinação contra a gripe.

A vacinação já foi promovida em algumas Delegacias da PRF no interior da Bahia, como Jequié (BA), Itabuna (BA), Feira de Santana (BA), Vitória da Conquista (BA) e Simões Filho (BA). Nesta última delegacia, também houve imunização de alguns agentes de outros órgãos da segurança pública, como Polícias Civil e Militar.

Importante lembrar que, embora a vacinação contra o vírus da gripe não impeça a contaminação pelo novo coronavírus, é extremamente eficiente para auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para COVID-19. Isso porque, o paciente imunizado contra a gripe apresentar sintomas, os profissionais de saúde poderão descartar a hipótese da gripe comum e passar a tratar como suspeito da Covid-19.

É a PRF reforçando sua missão de promover segurança pública e proteger vidas.