3 espingardas, extração mineral irregular e crime ambiental foram flagrados.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Ariquemes não teve folga nesse final de semana prolongado. Em 24 horas, 5 atividades ilícitas foram registradas.
Em fiscalização no km 555, da BR 364, região pertencente ao município de Rio Crespo, durante fiscalização de trânsito, foram encontradas, no interior de um Ford/EcoSport 2 espingardas (uma calibre 16 e outra calibre 36), além de diversas munições. Um dos ocupantes assumiu a propriedade dos armamentos e como não possuía autorização legal, recebeu voz de prisão por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.
Já no km 521, em área pertencente ao município de Ariquemes, policiais encontraram em uma pick-up L200 uma espingarda calibre .28 e 150 quilos de minério, extraídos sem as licenças ambientais pertinentes. Um dos passageiros do automóvel assumiu ser dono da espingarda e disse que estava transportando o armamento de uma propriedade rural para a área urbana, onde reside. Por não possuir autorização para porte ou transporte, o homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.
Em relação ao minério, acondicionado em 12 sacos, foi constatado se tratar de Columbita, extraído de uma reserva florestal da região, porém, sem as licenças ambientais exigidas em lei. A ocorrência de executar lavra mineral sem autorização legal foi registrada em desfavor de todos os ocupantes do veículo, por terem assumido a execução compartilhada da infração.
No tocante à crime ambiental, uma ocorrência foi registrada. Em Jaru, município sob responsabilidade da Delegacia PRF de Ariquemes (Del 03), 52 metros cúbicos de madeira serrada, sendo transportados ilegalmente, foram apreendidos. Seguindo as orientações de medição estipuladas pelo IBAMA, os policiais observaram divergências, resultando em crime previsto no artigo 46 da Lei Ambiental.
O post Operação Tupã: Em Ariquemes/RO, PRF registra 4 ocorrências criminais. apareceu primeiro em Agencia PRF.