A Polícia Rodoviária Federal (PRF) promoveu nesta segunda-feira (29) o 1º Fórum Nacional de Inteligência Artificial e suas aplicações nas atividades da corporação. O Estratégia IA – O futuro da segurança pública com Inteligência Artificial, foi um evento oficial do Projeto Estratégico ARPIA (Articulação Responsável de Práticas em Inteligência Artificial), criado para consolidar a IA como uma capacidade estratégica para a segurança pública no Brasil. O ARPIA é a principal iniciativa da PRF para implementação da Inteligência Artificial no dia a dia dos servidores e colaboradores.

O fórum dedicou a parte da manhã ao painel “Liderando a Transformação: Humanos, I.A. e o Futuro das Organizações”. A primeira etapa reuniu as principais lideranças da PRF e convidados de renome nacional para debater o potencial transformador da Inteligência Artificial, seus desafios e aplicações práticas.

Participaram das discussões o professor e escritor Wesley Vaz, da Fundação Dom Cabral, co-autor dos livros “Governo Digital e a Busca por Inovação na Administração Pública; “Inteligência Artificial – Sociedade, Economia e Estado” e “A descomplicada contratação de TI na Administração Pública”; o professor da Universidade Federal de Goiás e coordenador de projetos de IA no Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA), Iwens Sene Jr; e Everton Pasqual e Willbur Souza, da Itaipu Binacional, que falaram da experiência da empresa com IA.

O turno da tarde foi dedicado à prática e experimentação, com uma programação dinâmica de oficinas temáticas, conduzidas por especialistas, mostrando como a IA já pode apoiar o cotidiano da PRF. Foram exploradas ferramentas da suíte Google Workspace (Gemini, AI Studio, NotebookLM, Veo3 e outras) e os policiais puderam realizar atividades práticas com IA, como elaboração de relatos de acidentes e análise de documentos.

Participaram das atividades os convidados Marcos Barcellos e João Janiro, do Google. Especialista em robótica e PNL (Programação Neurolinguística), Barcellos é referência no mercado de TI, com mais de 35 anos de atuação. Janiro tem mais de 20 anos de experiência no mercado de tecnologia e atualmente atua como Engenheiro de Clientes na Google Cloud, com especialização em Google Workspace.

O 1º Fórum Nacional de Inteligência Artificial da PRF foi organizado pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC). A solenidade de abertura contou com a presença do Diretor-Geral, Antonio Fernando Oliveira, de vários diretores, representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e dos servidores da sede nacional da PRF.

FONTE: Polícia Rodoviária Federal