Os cães farejadores são extremamente eficientes nas buscas e captura de suspeitos, bem como identificação e localização de drogas, armas e munições nas abordagens policiais.

Na manhã de ontem (05), a Polícia Rodoviária Federal na Bahia, através do Grupo de Operação com Cães (GOC), promoveu um treinamento integrado com agentes da Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM). O evento ocorreu na Sede da Superintendência localizada na capital baiana.

O objetivo do treinamento foi o compartilhamento de experiências entre os órgãos de fiscalização que fazem uso dos cães farejadores no enfrentamento à criminalidade. Durante as atividades, foram realizadas apresentações e debates referentes à atuação dos cães na detecção de drogas ilícitas, armas e munições, bem como no auxílio das buscas e captura de suspeitos.

Além disso, a reunião promoveu uma intensa troca de conhecimento entre agentes participantes, que compartilharam as expertises adquiridas nas ações e operações com cães que já participaram.

Mesmo em tempos de pandemia, causada pelo novo coronavírus, a PRF segue na sua missão de promover segurança pública e tem intensificado ações de combate à criminalidade. A utilização de cães farejadores é uma importante ferramenta de auxílio às forças de segurança pública, sendo fator catalisador de resultados no que tange às apreensões de drogas, armas e munições. O emprego desses animais torna mais assertivo e eficiente o trabalho do policial quando da identificação da presença da droga escondida e da identificação do local exato do armazenamento do entorpecente em um veículo, por exemplo.

A PRF tem investido no uso de cães farejadores, inclusive na última segunda-feira (04), foi iniciado em Brasília o treinamento dos novos cães de faro, um deles adquirido pela SPRF/BA. Em fase de treinamento, existem 02 aspirantes a integrar o GOC/BA: o K9 Rex e o K9 Rato. Um dos cães irá ocupar o lugar do K9 Holmer, que foi aposentado por invalidez, em virtude de doença, e formará binômio com o PRF Gomez, mais novo integrante do grupo, incorporado no dia 18 de março.

A PRF segue atuante na sua missão de proteger vidas e combater a criminalidade. Em caso de emergência disque 191.