A Polícia Rodoviária Federal realizou, na manhã deste sábado (07), um passeio ciclístico partindo da Unidade Operacional de Santa Maria (DF), na BR 040, indo até o Lago Sul, no estacionamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O trajeto teve cerca de 18 quilômetros.

A ação teve dois objetivos principais: conscientizar os ciclistas dos riscos no trânsito e arrecadar alimentos para a Campanha “Estrada Solidária”. Motociclistas batedores da PRF, do Departamento de Estradas e Rodagens (DER/DF) e do Departamento de Trânsito (Detran/DF) fizeram a escolta de cerca de 400 ciclistas que participaram do evento. Aproximadamente 150 quilos de alimentos não-perecíveis foram arrecadados.

Estrada Solidária

A PRF completou 93 anos no mês de julho e promoveu a Campanha Estrada Solidária, cujo objetivo é arrecadar alimentos que serão distribuídos neste mês a entidades beneficentes, que ajudam indivíduos em situações de vulnerabilidade.

Qualquer pessoa ou empresa ainda pode ajudar na campanha doando alimentos não-perecíveis. Foi formada uma rede de apoio em todo o país e, por isso, unidades da PRF em todos os estados e no Distrito Federal, incluídos postos, delegacias e superintendências são pontos de coleta.

Ciclistas recebem dicas de conduta segura no trânsito

Antes de iniciar o passeio, a PRF alertou os ciclistas a cerca dos riscos no trânsito e forneceu dicas de circulação nas vias para uma conduta mais segura.

Um dos atores do trânsito que estão em maior situação de vulnerabilidades, eles foram orientados acerca de medidas a serem tomadas para se protegerem. Utilização de equipamentos de proteção individual como capacete são fundamentais para uma condução mais segura. Os ciclistas que participaram do passeio receberam kits com colete refletivo e materiais educativos.