A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza nesta semana, na Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), o Encontro Nacional de Corregedoria (ENACOR) e o seminário “Além da Punição: a corregedoria como agente de prevenção e enfrentamento ao assédio e à discriminação”.
Nos dias 9 e 10, os participantes acompanham o seminário Além da Punição, que visa a fortalecer o papel da corregedoria não apenas como órgão sancionador, mas também como promotora de prevenção, integridade e acolhimento institucional. O evento conta com palestras e debates técnicos sobre ética, integridade pública, prevenção e enfrentamento ao assédio e à discriminação, além de reflexões sobre a responsabilidade dos agentes públicos na construção de ambientes de trabalho mais seguros, diversos e justos.
O seminário e o ENACOR PRF 2025 têm como propósito consolidar o alinhamento institucional, promover a uniformização de entendimentos e garantir a atualização técnica dos servidores que atuam na área correcional da PRF. A iniciativa reforça o compromisso da instituição em qualificar seus agentes para uma atuação cada vez mais técnica, empática e alinhada às diretrizes modernas de governança pública.
Entre os objetivos do seminário, destacam-se:
– Promover a capacitação técnica e comportamental dos agentes públicos em temas como ética, integridade, enfrentamento ao assédio e à discriminação;
– Reforçar a importância de uma atuação empática e tecnicamente rigorosa, destacando a responsabilidade dos agentes como promotores de ambientes de integridade, equidade e justiça;
– Alinhar a corregedoria às práticas contemporâneas de governança, incentivando ambientes institucionais mais diversos, seguros e inclusivos, especialmente para grupos historicamente vulnerabilizados.
Nos dias 11 e 12, tem início o ENACOR, que promove o intercâmbio de informações entre corregedorias regionais e a Diretoria, ampliando a cooperação e fortalecendo práticas institucionais.
Durante a cerimônia de abertura, o corregedor-geral da PRF, Vinicius Behrmann Bento, destacou a importância do combate ao assédio e à discriminação, além da necessidade de olhar com mais atenção para o próximo. “A empatia é um exercício cotidiano que precisamos fortalecer durante esses nossos eventos e capacitações, para massificar o entendimento.”
A cerimônia contou ainda com a presença do Superintendente de Segurança Empresarial da Itaipu Binacional, Washington Alves da Rosa; do corregedor-geral substituto, Sebastião Gustavo Freitas Costa; da chefe da Delegacia da PRF em Foz do Iguaçu, Andressa Regene da Silva; da Superintendente da PRF em Rondônia, Luciana da Silva Alves; e da Superintendente da PRF no Distrito Federal, Adriana Mancilha Pivato.
FONTE: Polícia Rodoviária Federal
