Neste sábado (18) iniciou-se a comemoração da Semana Nacional de Trânsito e a PRF efetuou uma operação com o objetivo de manter a Segurança Viária, focando em combater as principais infrações que causam acidentes graves, dentre elas ultrapassagens indevidas e embriaguez ao volante.
A PRF prendeu neste final de semana cinco motoristas que estavam dirigindo embriagados nas rodovias que cortam o DF. O caso que mais chamou a atenção foi a de um condutor flagrado na BR 070 com o carro batido na frente e atrás. Ele havia se envolvido em um acidente na cidade de Águas Lindas de Goiás/GO, mas continuou dirigindo como se nada tivesse acontecido. Ele foi abordado na tarde do sábado quando passava em frente à Unidade Operacional da PRF em Ceilândia. Ele aceitou fazer o teste do etilômetro, que acusou o valor de 1,43mg de álcool por litro de ar alveolar, quase cinco vezes o índice que configura crime de trânsito. Ele não se lembrava sequer de como foi o acidente em que havia recém se envolvido. Ele foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.
No total, 34 condutores foram autuados por dirigirem sob influência de álcool ou por se recusarem ao teste do etilômetro. 47 motoristas foram autuados por transportarem crianças sem o devido sistema de retenção e 67 por estarem o condutor ou passageiro sem o cinto de segurança.
As ultrapassagens indevidas, causadoras das colisões frontais, representam cerca de 30% dos acidentes com óbito em todo o país. Neste final de semana, intensificamos a fiscalização para combater essa infração em especial na BR 020, campeã neste tipo de acidente. Foram flagrados 126 condutores cometendo ultrapassagens irregulares.
Após fiscalizar mais de mil veículos e mais de 1500 pessoas, foram flagradas 748 infrações de trânsito, mostrando que a consciência individual de responsabilidade no trânsito ainda está longe de ser alcançada.