Mapeamento Criminal

Aspirante Oficial Vitor Silva Souza Comando de Força Patrulha do 17º Batalhão de Polícia Militar do Interior

Arte - Proteja-se - 23062017

A Polícia Militar do Estado de São Paulo efetua o policiamento ostensivo preventivo em todo o Estado, que possui uma área aproximada de 248.209 Km², uma população de aproximadamente 44,04 milhões de habitantes e 645 municípios.
A fim de padronizar o atendimento a toda população e melhor empregar os meios, foi criado um planejamento operacional, que utiliza de sistemas inteligentes para distribuir o efetivo no terreno e realizar o patrulhamento com maior eficiência. Tal patrulhamento é baseado em um Plano de Policiamento Inteligente, o qual é gerado a partir dos dados produzidos pelos boletins de ocorrência confeccionados, o que deixa nítido a importância de notificar todos os crimes à polícia civil.
Nesse contexto para entender como o patrulhamento inteligente em São José do Rio Preto é aplicado, é necessário entender como funciona a Polícia Militar no município. O 17° Batalhão de Polícia Militar do Interior é responsável por toda cidade e seus dois distritos (Engenheiro Schmitt e Talhado). A área é dividida em 4 companhias comandadas cada uma por um Capitão; dessa forma cada comandante tem a responsabilidade em distribuir seu efetivo no território a seu comando.
Assim o comandante de companhia vai elencar as Áreas de Prioridade de Patrulhamento a partir do mapeamento criminal, que terá como base o uso de ferramentas inteligentes da Policia Militar juntamente com a análise criminal que os órgãos de inteligência da corporação realizam a partir dos registros de ocorrências.
As Áreas de Prioridade de Patrulhamento são elaboradas com base nos chamados Pontos Quentes (Hotspot) que são as áreas com maior concentração de ocorrências. Dessa forma após realizar essa análise criminal e elencar essas áreas supracitadas o Comandante de Companhia elabora o Cartão de Prioridade de Patrulhamento, que descreve os locais e horários que a viatura deverá patrulhar a fim de diminuir os índices criminais daquela região que se demonstra vulnerável.
Por fim é importante salientar que o policiamento inteligente realizado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo ajudou a diminuir os índices de homicídios, que hoje é referência positiva para todo o Brasil.
 
Fale com o Comandante
cpi5p5@policiamilitar.sp.gov.br
Dúvidas, críticas, solicitações ou sugestões podem ser encaminhadas ao e-mail acima. Por meio de sua assessoria, o Comandante do Policiamento do Interior responderá nesta coluna ou diretamente ao leitor.
A coluna Proteja-se! é coordenada pelo setor de Relações Públicas do CPI-5 e publicada toda sexta-feira no Diário da Região.
Fonte: Diário de Região – São José do Rio Preto