Nesta sexta-feira (24), a Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) divulgou que 45 policiais penais seguem com teste positivo para o coronavírus, bem como 102 presidiários. Além disso, um agente penitenciário se encontra recuperado.
O cenário atual indica, até o momento, 147 casos ativos e dois recuperados. Parte dos que testaram positivo ainda aguarda a contraprova, ou seja, os números podem sofrer alterações nos próximos levantamentos. Não há caso grave entre os contaminados.
Destacamos que o próximo balanço da Covid-19 no sistema penitenciário está previsto para a próxima segunda-feira (27).
Três internos que apresentaram sintomas moderados da doença estão internados, por precaução, no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Destacamos que reeducandos que por ventura apresentem algum tipo de agravamento no estado de saúde são imediatamente encaminhados para o HRAN.
Dos policiais penais confirmados, 15 são do Centro de Detenção Provisória (CDP), 21 do Centro de Internamento e Reeducação (CIR), três da Penitenciária do Distrito Federal I (PDF I) e seis da Penitenciária do Distrito Federal II (PDF-II). Dos internos, 36 são do CDP, 53 do CIR, nove da PDF I e quatro da PDF-II. O policial penal e o reeducando recuperados são do CDP.
Do total de reeducandos identificados com o vírus, oito foram diagnosticados assim que chegaram ao CDP, no dia 15 de março. Eles cumpriam quarentena e foram testados antes de dividirem as celas com os demais internos, o que comprova a importância do período de isolamento de 14 dias como medida preventiva. A iniciativa foi adotada antes mesmo da identificação dos primeiros casos da Covid-19 no ambiente carcerário.
Em trabalho conjunto com a Secretaria de Saúde (SES), a SSP/DF vem intensificando cada vez mais as medidas para combater o coronavírus no sistema penitenciário do DF.
Saiba mais acessando a matéria original (clique aqui)
Da redação do Policiamento Inteligente com informações do Jornal de Brasília