Cinco agentes penitenciários do Centro de Internamento e Reeducação (CIR), no Complexo Penitenciário da Papuda, estão infectados pelo novo coronavírus, segundo informou a Secretaria de Segurança Pública nesta terça-feira (7/4).
Os servidores estão em isolamento domiciliar. Até o momento, não há casos confirmados de internos infectados. “A orientação da Secretaria de Saúde é testar somente quem apresentar os sintomas da Covid-19. Quando algum servidor do sistema prisional está sintomático, a Gerência de Saúde Prisional o encaminha, imediatamente, para a rede pública de saúde para realizar o teste. Na sequência, ele é direcionado para o isolamento em casa até o resultado do teste”, informou a pasta por meio de nota oficial.
O CIR abriga 2.036 detentos do regime semiaberto que não têm autorização judicial para realizar trabalhos ou fazer estudos externos. A capacidade da unidade é de 793 vagas.
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou que a Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) estabeleça medidas para evitar o contágio pelo coronavírus nos presídios do DF. De acordo com o documento expedido pelo Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional (Nupri) nesta segunda-feira (6/4), o objetivo é resguardar a integridade física dos agentes penitenciários e dos presos, além de evitar uma crise de segurança pública. A Sesipe tem 72 horas para informar ao Ministério Público as medidas adotadas.
A SSP-DF anunciou algumas medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus. Uma delas é a suspensão de visitas às unidades prisionais até esta sexta-feira (10/4), quando será novamente avaliada.
Informações do Jornal Correio Braziliense