Nas redes sociais, em especial grupos envolvendo Policiais Militares e Bombeiros, só se comenta sobre o “Projeto de Reestruturação do Corpo de Bombeiros” apresentado, na Casa Militar, pelo ex-deputado distrital e ex-administrador Roosevelt Vilela no último dia 14 de maio.
Segundo o documento enviado:
“A minuta de proposta visa corrigir distorções na carreira dos Bombeiros Militares, que há décadas buscam melhorias, considera as necessidades mais urgentes e contempla as ações de maior abrangência para os componentes da Corporação, promove o aperfeiçoamento da carreira Bombeiro Militar, com escopo de harmonização das questões relacionadas ao processamento das promoções dos Oficiais e das Praças do Bombeiro Militar do Distrito Federal.”
Para alguns aliados do grupo, que tenta emplacar a Reestruturação das carreiras até a data limite no próximo mês, seja por meio de Medida Provisória ou por meio de Projeto de Lei, existe uma “boa vontade” do governo e é “possível” sim o encaminhamento de uma nova “Reestruturação”, nos moldes prometidos durante a Campanha, pelo então candidato Rollemberg.
Um dos maiores defensores da proposta nas redes sociais é o Blogueiro e sargento da Polícia Militar Wellington Abranches, conhecido como Halk. Recentemente ele enviou para todos os seus contatos o seguinte texto:
Tendo compromisso com a verdade o Blog do Halk envia a você Policial e Bombeiro que nos acompanha um resumo da proposta de adequação das carreiras seguem os principais itens da proposta. Confira:
Adequação da Carreira Praças Proposta
UM NOVO MARCO NA HISTÓRIA DA PMDF
PROMOÇÕES POR TEMPO DE SERVIÇO
SD à CB – 5 anos
CB à 3° SGT – 5 anos
3° SGT à 2° SGT – 3 anos
2° SGT à 1° SGT – 2 anos
1° SGT à ST – 2 anos
(Sem dependência de vagas)
Interstícios para quem entrar na PM após a lei
SD à CB – 5 anos
CB à 3° SGT – 5 anos
3° SGT à 2° SGT – 3 anos
2° SGT à 1° SGT – 3 anos
1° SGT à ST – 3 anos
(Sem dependência de vagas)
CAP – Requisito para os CBs serem promovidos à 3° SGT.
Ocorrerá o sobrestamento da exigência do CAP e CAEP para os que serão promovidos e não tiveram a oportunidade de passar por esses cursos.
Nunca mais ficaremos dependendo de política/governos para as promoções. Cumpriu o tempo PROMOVE!!!! E PONTO!!! PUBLICADO!!!
CHOAEM
50% – Antiguidade
50% – Prova entre os STs
Aumento de 45% no quadro de QOPMA.
2° Ten à 1° Ten – 3 anos
1° Ten à Cap – 3 anos
Cap à Maj – 3 ano
(Depende de vagas)
– Possibilidade de redução em 50% para os interstícios de Oficiais QOPM e QOPMA
Juntamente com o texto tem sido encaminhado também uma possível “minuta” de projeto em basicamente duas folhas.
Na primeira página não se vê muitos pontos a discordar. O projeto seria de promoção por tempo de serviço na graduação ou posto, que alguns chamam de “promoção independente de vagas”.
Já nesta última parte o ponto que gera discordâncias é a destinação de 50% das vagas para a promoção por antiguidade para os subtenentes e os outros 50% por mérito intelectual também reservado somente aos subtenentes. Ora, por que não colocar logo tudo por antiguidade? Qual a finalidade de se fazer um projeto reservando 100% para uma graduação, sendo 50% por antiguidade e 50% por provas? O problema não está sendo a prova? Ou seria a “concorrência”?
Dentro da Polícia Militar alguns pré-candidatos já visitam quartéis e fazem reuniões tentando convencer a tropa de que a proposta é boa e que devem apoiá-la. Vamos acompanhar de perto. Não se deixe enganar!
Após recebimento das propostas, a Casa Militar as enviou para as respectivas Corporações para análise de viabilidade técnica pelos Comandantes.