Reforço na fiscalização, em 2022, registra aumento de 11%

 

(Brasília, 2/10/2022) No final da tarde desse sábado (01/10), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou fiscalização com o objetivo de coibir a prática de manobras perigosas.

De janeiro a agosto deste ano, os órgãos de trânsito do DF autuaram 1.019 condutores pelos artigos 173, 174 e 175 do CTB. No mesmo período do ano passado, foram 918 flagrantes.

 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, disputar corrida (art. 173), promover competição (art. 174) e utilizar-se do veículo para demonstrar ou exibir manobra perigosa mediante arrancada brusca (art. 175) são infrações gravíssimas, com multa de 293,47 cada, suspensão do direito de dirigir, recolhimento da CNH e remoção do veículo para o depósito.

 

Além de configurar infração de trânsito, essas práticas trazem enorme risco à segurança viária, podendo causar acidentes de trânsito, muitas vezes, até fatais.

 

Balanço da operação

Após monitoramento de um encontro de carros no Parque da Cidade, em 20 minutos, a fiscalização do Detran-DF flagrou três condutores realizando manobras perigosas, outros cinco estavam dirigindo sob influência de álcool, dois veículos estavam sem placas e um condutor era inabilitado. Ainda na operação, três veículos foram removidos ao depósito da autarquia.