6/12/21 às 13h14 – Atualizado em 6/12/21 às 13h15
Fiscalização autua 243 condutores alcoolizados
Agentes de trânsito recolheram 14 veículos ao depósito durante o fim de semana
(Brasília, 6/12/2021) – Nas ações de fiscalização, realizadas de sexta-feira (3/12) a domingo (5/12), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e a Polícia Militar do DF (PMDF) autuaram 243 condutores por dirigirem sob a influência de bebida alcoólica, sendo que dois foram conduzidos à delegacia por apresentarem concentração de álcool considerada crime. Também foram autuados 53 motoristas inabilitados, 20 com a CNH vencida, seis conduzindo veículo com escapamento irregular e outros 54 por infrações diversas. Os agentes recolheram 14 veículos ao depósito. As ações ocorreram em Taguatinga, Riacho Fundo II, São Sebastião e Gama.
Manobras perigosas
No sábado (4/12), equipes do Detran-DF realizaram operação com o objetivo de coibir irregularidades de trânsito durante um evento de encontro de veículos antigos que ocorre todo primeiro sábado do mês, no estacionamento 8, no Parque da Cidade. Apesar do evento ter o objetivo somente de expor veículos antigos, sendo divulgado pelos organizadores a proibição de “manobras radicais”, alguns condutores insistem em realizar manobras perigosas no local, gerando risco aos demais participantes do evento e aos usuários da via.
Dentre os veículos fiscalizados, foi flagrado um Opala, cor preta, que além de possuir restrição de comunicado de venda, o último licenciamento ocorreu em 2014. O carro foi removido ao depósito. No mesmo evento, um veículo Ômega, cor preta, foi abordado devido à suspeita do condutor estar dirigindo sob o efeito de álcool. O motorista recusou-se a realizar o teste do etilômetro. Além de ser autuado pela recusa, ele também foi notificado por realizar retorno em local proibido.
Os agentes flagraram ainda dois veículos Chevettes, sendo um na cor verde e outro na cor preta, realizando manobra perigosa de arrastamento de pneus. Um dos motoristas era inabilitado e um dos carros não estava licenciado. A manobra de arrastamento de pneu é proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro, pois gera risco aos pedestres e demais veículos que transitam na via. A multa é de R$ 2.934,70 e o CTB prevê ainda a suspensão da CNH.
Balanço
De janeiro a novembro de 2021 foram registradas 24.069 infrações relativas a conduzir veículo sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência. No mesmo período de 2020 foram registradas 19.671 infrações. Os dados referem-se às autuações registradas pelo Detran-DF, PMDF e DER-DF.