Com o slogan “Perceba o risco. Proteja a vida”, Maio Amarelo terá conscientização para prevenção de acidentes no trânsito com o objetivo de evitar o colapso do sistema de saúde

 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou, nesta semana, a campanha anual de conscientização Maio Amarelo cujo slogan “Perceba o risco, proteja a vida” será reforçado com o próprio slogan da PRF nesse tempo de crise: “Se puder, fique em casa. Mas se tiver que sair, respeite às leis de trânsito”. As ações consistirão em esclarecer à população os perigos de ações de imprudência no trânsito e como eles podem facilitar a sobrecarga do sistema de saúde.

Diante do atual cenário de pandemia do novo coronavírus, a PRF atuará em ambiente online e buscará conscientizar os condutores e a sociedade sobre os riscos que condutas imprudentes no trânsito podem oferecer.

O objetivo é reduzir o número de acidentes e vítimas no trânsito por meio da conscientização, pois a desobediência às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), muitas vezes, é responsável pela ocorrência de acidentes e pode resultar em pessoas feridas e mortas.

O acidentado, quando encaminhado ao hospital, ocupará um leito e mobilizará profissionais que poderiam estar atuando diretamente no tratamento de pacientes com a COVID-19. Além disso, vítimas de acidentes podem se tornar potenciais infectados com o novo coronavírus em razão da exposição ao vírus no ambiente hospitalar.

As fiscalizações de trânsito continuarão a combater as principais infrações causadoras de acidentes graves, tais como o uso de celular enquanto dirige, ultrapassagens indevidas, dirigir sob efeito de álcool, uso do cinto de segurança e de capacete, dentre outras.

 

Sistema de Comunicação Social 

Polícia Rodoviária Federal