(Brasília, 28/9/2023) – Sete servidores do Departamento de Trânsito (Detran-DF) concluíram o curso de capacitação da Língua Brasileira de Sinais (Libras), juntamente com outros 38 agentes de segurança púbica como policiais civis e militares, bombeiros e da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF). A cerimônia de entrega do certificado de conclusão foi no auditório da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), na última terça-feira (27).
Durante quatro meses, os alunos foram capacitados pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) com o intuito de aprimorar suas habilidades no atendimento aos cidadãos do Distrito Federal, principalmente de quem não pode ouvir. “Esse momento é muito importante, pois nossos agentes de trânsito possivelmente já devem ter abordado algum cidadão surdo. Nossos servidores do atendimento ao público também devem se deparar com essa situação constantemente, portanto é importante ter esse preparo para prestar um bom serviço”, disse o diretor-geral adjunto do Detran-DF, Rafael Vitorino.
Rosimeire Paiva da Silva é uma das servidoras do Detran capacitada no curso de libras. Ela atua na Diretoria de Educação de Trânsito do Detran e vai utilizar sua nova habilidade para melhor atender seus alunos. “Eu realizei um sonho. Desde quando entrei no Detran, eu tinha muita vontade de fazer esse curso e agora veio essa oportunidade. Trabalho com educação inclusiva na educação de trânsito e também sou professora da Escola Pública de Trânsito, portanto muitas vezes tenho que atender usuários surdos. Será muito mais gratificante agora”, revelou.
Participaram da cerimônia, o diretor-geral adjunto do Detran-DF, Rafael Vitorino; o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar; o secretário da Pessoa com Deficiência do DF, Flávio Santos; o chefe de gabinete da reitoria do IFB, Rodrigo Alfane; e o coordenador de ensino da Subsecretaria de Ensino e Gestão de Pessoas (Suegep) da SSP, André Telles.