A bíblia nos traz muitos ensinamentos. Precisamos vivê-los diariamente. A semana que está encerrando me fez viver o que diz em Eclesiastes, o livro do pregador: “O coração do sábio esta na casa onde há luto, mas do tolo, na casa da alegria.”

 Terça-feira logo cedo, enquanto eu me deslocava para o trabalho, recebi um telefonema de um querido amigo (France Ribeiro), filho do Sargento Adair, da reserva remunerada, dizendo que o pai dele havia sofrido um acidente, que estava com várias fraturas, internado em um hospital de Patos de Minas, necessitando de uma cirurgia e de ser transferido para o DF.

Carreta-sai-da-pista-capota-e-deixa-motorista-ferido-na-BR-354

Não pensei duas vezes, marquei um encontro na CLDF, já que ele estava ainda na estrada, e de lá nos deslocamos diretamente para o comando da PMDF. Lá chegando, como de costume, fomos muito bem tratados pela nova equipe, mas como estava próximo ao almoço e o expediente na PMDF começa as 13h fomos adiantando outras informações.

Não irei me delongar, mas precisávamos de uma ambulância. De imediato o Comandante Geral ordenou ao Subcomandante geral, que ordenou ao Chefe do Departamento de Saúde, que ordenou ao Diretor do departamento responsável pelas ambulâncias que liberou a ambulância, desde que atendesse a necessidade do paciente. Após contato no hospital descobrimos que o paciente necessitava de cuidados especiais, tipo um respirador, e nossas ambulâncias não possuem. São apenas um “quebra-galho”…

66131

O desafio ficou maior, não precisávamos mais de uma ambulância, agora seria necessário uma UTI-móvel ou o mais aconselhável: um transporte aéreo. De imediato liguei para amigos do Corpo de Bombeiros, que foram muito solícitos, em especial os companheiros: Major Cristiane Simões, Subtenente Humberto Batista e o Sargento Rivailton, além do companheiro e deputado Ayton Gomes, que mobilizou uma força tarefa para tentar nos ajudar.

Delimitamos como prazo limite 11h (onze horas) do dia seguinte para a remoção do sargento. Em contato com as equipes envolvidas, conseguimos o transporte aéreo, um avião do bombeiro, mas depois a triste notícia, não haviam pilotos disponíveis, pois estão em curso, fato que nos foi informado pela assessoria do parlamentar.

airtractor21

De imediato, mesmo sem recursos, a família alugou uma UTI-móvel para trazê-lo. O custo inicial seria de aproximadamente 7 (sete) mil reais, alto para qualquer padrão dentre da polícia, ficando mais baixo após negociações. Ele chegou as 19 horas de quarta-feira e passa bem, aguardando apenas os procedimentos rotineiros para a cirurgia.

Vários atores foram envolvidos neste processo, mas gostaria de agradecer aqueles que mais empenharam na solução do problema, mesmo que não tenham resolvido, alguns sendo primordiais após a chegada dele no Hospital Santa Marta, em especial: Major Guedes, Capitão Bom Tempo, Sargento Jair, Capitão (Dr.) Thiago, Tc Saúde, Cap. Nobre, Toda a equipe da DPM ( da sala do CB Moises), Major Cristiano, Cap. Gisleno (capelão), Tenente Dias Filho, Tenente Dantas, Coronel Jooziel (comandante geral).

Demorei a escrever este texto, pois quando iria escrevê-lo recebi uma notícia triste, a mãe de um grande companheiro de jornada, Prof. Rodrigo de Paula, do sindicato dos professores particulares do DF, que nos ajudou bastante em algumas manifestações o ano passado, faleceu. Pela manhã de ontem permaneci toda a parte da manhã no velório dela.  A tarde recebi uma das piores notícias que eu poderia receber, meu grande amigo e leitor do blog, Anderson Luis, meu conselheiro, amigo de infância e possível coordenador de projetos futuros faleceu e será sepultado hoje.

Dias de luta! Mas não podemos parar! Como iniciei o texto: “O coração do sábio esta na casa onde há luto, mas do tolo, na casa da alegria.” A lição que ele me deixa é: “não existe amanhã, esforça-te hoje!”

64486_337685226343752_1927662950_n

Saiba mais sobre o acidente: http://uipi.com.br/destaques/destaque-2/2013/05/28/carreta-sai-da-pista-capota-e-deixa-motorista-ferido-na-br-354/