Após 15 anos, Brasília foi novamente palco dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), no período de 10 a 18 de outubro. Brasília realizou a 68ª edição do evento que reuniu cerca de 5 mil pessoas, entre esportistas, voluntários e comissões técnicas. Aproximadamente 4 mil atletas, das 27 unidades da federação, disputaram cerca de 2.100 medalhas e 190 troféus.
As modalidades esportivas ocorreram em 17 pontos do DF, sem registros de ocorrência de qualquer natureza. A Polícia Militar do DF empregou cerca de 300 policiais nos oito dias de evento. Foram colocadas Bases Móveis da PMDF que ficaram fixas no Setor Hoteleiro Sul, Norte, além do policiamento 24 horas no CICB. Ainda foram empregadas viaturas que faziam rondas constantes nos locais dos jogos.
O Comando de Policiamento de Trânsito (CPTRAN) atuou em parceria com Detran para organização do trânsito nas localidades. “Os JUBs 2021 foi sem dúvida o maior evento realizado pós-pandemia em Brasília. Ele nos mostrou que a Polícia Militar do Distrito Federal continua atuando com excelência em eventos de grande porte. Durante todo período, não tivemos registros de ocorrências policiais de qualquer natureza”, relatou TC Leandro Antunes, Chefe da Seção de Planejamento do Departamento Operacional – DOP.
“A presença policial militar nos JUBs 2021 foi determinante para o sucesso do evento. Foram mais de 16 locais e 17 hotéis onde a PMDF se mostrou sempre presente, inibindo qualquer tipo de intercorrência”, disse o diretor-geral do JUBs, Alessandro Batiste Gomes. “A PMDF foi fundamental para manter a segurança durante os jogos universitários e para mostrar que Brasília tem uma Segurança Pública de qualidade”, completou a secretária de esportes do GDF, Gisele Ferreira.
Os atletas disputaram modalidades como atletismo, badminton, basquetebol, futsal, handebol, judô, karatê, wrestling, natação, taekwondo, tênis de quadra, tênis de mesa, voleibol e xadrez. O Distrito Federal terminou a competição com 20 medalhas (8 ouros, 5 pratas e 7 bronzes). A capital brasileira foi representada por 116 atletas de três universidades do DF (Estácio, IESB e UPIS).